QUANDO SE MORA COM UMA PESSOA TÓXICA EXPERIMENTA-SE O INFERNO, POUCO A POUCO, DIA APÓS DIA
Quem convive com gente assim sofre de níveis altíssimos de estresse. |
Essa convivência é para os fortes, mas às vezes até eles pedem arrego, conviver com gente tóxica só leva a um final: você adoece dia a dia.
Quando alguém se comporta de maneira tóxica quem convive com ela vai murchando, definhando psicologicamente, se tornando enfermo, existem casos em que as vítimas começam a tomar remédios, fazer terapia, beber.
Muitos pensam em suicídio devido ao convívio com gente tóxica e muitos já cometeram suicídio por causa desse tipo de gente.
Muitas vezes, para evitar o pior, as vítimas optam pelo silêncio, mas, é a pior decisão que poderiam tomar, o silêncio apenas dá sobrevida às relações tóxicas.
A saída é se afastar, se isolar e para aqueles que convivem com uma pessoa tóxica dentro da própria casa evitar ao máximo ela.
É difícil, as vítimas tentam sobreviver, relevar, seguir a vida da maneira mais normal possível, contudo, é impossível, a convivência é tão pesada que só de ouvir os passos da pessoa tóxica elas perdem o fôlego, ficam tensas, isso não é vida para ninguém.’
Exatamente como me sinto, eu já carregava vários traumas (leia em: SOBREVIVENDO NO INFERNO), mas depois que a minha mãe trouxe uma pessoa tóxica para morar aqui fiquei adoecido emocionalmente.
Faço de tudo para não ter de ficar no mesmo ambiente que ele, não me sinto à vontade nunca, não importa a situação, sou incapaz de relaxar, estou sempre em estado de alerta.
Ele ouve atrás das portas, anda pela casa dia e noite vigiando tudo, tenho que me centrar muito para não surtar, procurei um escape, vivo com fones de ouvido no volume máximo, mas não adianta, tenho fortes crises de ansiedade.
Tóxica é toda relação, familiar ou não, que causa prejuízo à saúde mental de suas vítimas, a pessoa tóxica tem comportamentos e atitudes que adoecem quem está convivendo com ela. – Maria Homem de Melo, psicanalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário