sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

'VÍNCULOS ABUSIVOS MATERNOS'

'Laços de amargor.'
Existe uma crença de que o “Título de Mãe" garante imunidade e alguns direitos, afirmam os terapeutas, por isso escolhi iniciar com esse texto da Soraya Sartori, psicóloga, CRP 06/79350.


'É comum no consultório, ouvindo os relatos dos pacientes, ou mesmo eu e você em nosso dia a dia, nos depararmos com um amigo, alguém que percebemos ser de muitas qualidades, uma pessoa do bem, vítima de abusos.
Ficamos perplexos e perguntamos: como você aguenta? Não vai falar nada? Fazer nada?
E de repente, o silêncio misturado com a vergonha se rompe em uma resposta paralisante: é minha mãe.
Como se este laço sanguíneo justificasse os abusos psicológicos sofridos por muitos, laços que estão mais para correntes de aço, que te prendem, sufocam e que te matam aos poucos.
Sim é sua mãe, e isso você não teve escolha, mas quando o vínculo é venenoso, como fazer para sair disso?
Em nossa cultura mãe está no sagrado, trazer um pouco de consciência e em alguns casos questionar isso é mexer nesse sagrado, e ele, está em nosso inconsciente coletivo.
A questão é que há muitos casos onde, ultrapassada a barreira saudável, da convivência, entra-se no abuso psicológico; ou seja, vivemos sem paz, sem alegria e, aguentamos anos após anos, cada vez perdendo nossa própria voz em prol de laços afetivos.
Estes laços afetivos que são laços de fel, deixam marcas para toda uma vida, nos atormentam, nos diminuem.
Mas as vezes laços venenosos precisam ser rompidos, o caminho é longo e dolorido, porém é preciso salvar nossa alma, salvar nosso eu e resgatar o brilho da vida que nos foi tirado, este processo é difícil, angustiante, desesperador, mas possível.
A pergunta que eu faço em todos os casos é a seguinte: se esta pessoa não fosse a sua mãe, mas uma conhecida e ela te tratasse com abuso, você continuaria sempre a dar a outra face, ou a cortava fora da sua vida como um tumor maligno?
Quando o sangue não está envolvido não existe dúvida, você evita idiotas abusivos, mas quando o idiota abusivo é a sua mãe a maioria das pessoas congela.'

Diante de tudo isso que foi exposto, pergunto de novo: O que será que se está aceitando quando se conclui que qualquer comportamento abusivo de mãe é legítimo e normal?
De todo o modo, deve ficar claro que o “Título de Mãe" não pode ser usado para abusar, maltratar e oprimir.
As mães abusivas exercem o "poder” outorgado a elas em função da maternidade para destruir os filhos (SOBREVIVENDO NO INFERNO).

Mãe que envenena o filho aos poucos, mulher que transforma o filho em cinzeiro. Mães das sombras, das madrugadas sem lua, dos desertos sem chuvas, nem alentos. Mães do mal. Do lixo. Do perjúrio. – Graça Taguti