terça-feira, 3 de março de 2020

CICATRIZES EMOCIONAIS

Uma experiência de vida que deixa marcas em uma pessoa de maneira duradoura.
Cicatrizes emocionais são sinais ou vestígios de um dano, lembranças, como um carimbo, uma impressão duradoura de um golpe, moral ou psicológico.
Sim, algumas cicatrizes podem desaparecer com uma cirurgia, porém, nunca desaparecendo o trauma em outras.

Feridas emocionais não podem ser vistas e às vezes elas nunca cicatrizam.
Pois é, o curioso sobre cicatrizes é que elas sempre estão lá, não significam que curaram.
Por conseguinte, só porque você não pode ver as minhas cicatrizes, isso não significa que eu nunca tenha sido ferido.

Carrego comigo algumas cicatrizes deixando um travo de tristeza na alma.
É que a dor não é física, não é aparente, vai além de tudo isso, é um corte de navalha na alma, que apesar de não sangrar, tem cor do sabor amargo de lágrima, e só quem sente é capaz de perceber.

Isto posto, eu não vou me desculpar por fazer o certo. Deveria me sentir culpado por querer relatar as minhas mais tenebrosas feridas? Essas feridas sangram por mais de mil “incisões”, ficaram cicatrizes.
Afinal, Elisabeth Kübler-Ross, psiquiatra, recomenda: ‘abra o seu coração para a sua dor e lhe dê voz, seja conversando ou através da escrita, registrando o que você vê, pensa e sente’.

E sábias são as palavras da psicoterapeuta Nathalia Paccora.
‘Você precisa ser forte. Eu abomino essa frase, repito: você não precisa ser forte, as dores psíquicas não são nitidamente vistas no corpo e você ainda tem que ser forte?
Onde está a compreensão das pessoas que pedem isso para você.
Você não precisa ser forte, você pode sentir raiva, você pode sentir dor, você pode chorar, você pode e deve extenuar todas as dores que estão dentro de você.
Não mascare as suas emoções, não enterre os seus sentimentos, você pode e deve dar vazão à tudo o que está lhe deixando péssimo.
Ou também: o tempo curará as suas feridas. Essa é a maior mentira que sempre nos contam, pois pensam que conseguem iludir a dor; o tempo não cura nada.
A realidade: as feridas emocionais não são curadas com o tempo. E um detalhe: feridas emocionais se cutucadas também inflamam.’

Mas acredite, é interessante como algumas pessoas possuem a receita de cura para as dores alheias, porém, quando se trata de cauterizar as próprias feridas, elas não conseguem se auto medicar.
Já sentenciava William Shakespeare: Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.
Bem, certas feridas deixam cicatrizes que podem levar uma eternidade para desaparecer, então fica a pergunta: Você tem cicatrizes emocionais?

Disseram que: O tempo cura tudo, não concordo. As feridas permanecem, com o tempo, a mente protegendo sua sanidade, cobre-as com cicatrizes e a dor diminui, mas ela nunca se vai. – Rose Kennedy

O homem possui enfermidades que não cicatrizam. – Santo Agostinho, no Livro XI, Confissões

As feridas geradas no círculo familiar causam traumas e vazios que nem sempre conseguimos reparar. – Fabíola Simões