sexta-feira, 5 de março de 2021

ENTRE A MÃE E A GENITORA EXISTE UM VERDADEIRO ABISMO

Não se trata de adivinhação, mas é fruto de análises, leituras, práticas e experiência pessoal.
Vamos deixar, primeiramente, uma coisa bem clara nessa postagem.
Parece meio pretensioso começar um texto com o título afirmativo sobre essa questão, mas não é, é preciso deixar que o conhecimento faça sentido - também a partir de estudos e do que afirmam especialistas e profissionais no assunto - para desmascarar mitos universais.

Ainda em dúvida? Leidyane Alvarenga ajuda a mostrar a verdade por trás da imagem de mãe sagrada.
‘Existe um mito em nossa sociedade de que as mães são sagradas, e que não podem jamais serem criticadas, nem confrontadas, nem desobedecidas, e que não erram.
Acredito que isso se dá ao fato do nosso país ser massivamente cristão, e haver a comparação entre mães e Maria, mãe de Jesus.
Sim, mães devem ser respeitadas e obedecidas por conta de sua posição, contudo, existem mães abusivas, nesses casos, a desobediência torna-se um ato necessário.’

Isto posto, precisamos entender que o fato de sermos filhos, não nos obriga a aceitarmos o ambiente abusivo e muitas vezes tóxico - vide SOBREVIVENDO NO INFERNO - que essas mães criam.
É uma relação negativa, destrutiva e triste, que geralmente, envolve a destruição da autoestima dos filhos.
Então antes de deixar sua “desculpa” para uma mãe ser abusiva, reflita sobre isso.

Não há dúvida da importância de respeitar os pais, um dos Dez Mandamentos, porém, uma grande exceção é quando o relacionamento é abusivo, não importa a forma de abuso. Quando um filho sofre abuso então esse mandamento é suspenso. – Sara Esther Crispe