quinta-feira, 16 de novembro de 2023

E QUANDO A CASA DA MÃE SE TORNA UM AMBIENTE TÓXICO?

Como agir diante dessa situação?
Antes de tudo, a psicóloga Beatriz Lima vai te esclarecer algo importante: ‘pessoas tóxicas estão em todos os lugares, inclusive no núcleo familiar, tóxico é tóxico, não importa se é a sua família ou não’.
Eu sei bem o que é isso, lidar com uma pessoa tóxica já é difícil por si só, mas é ainda pior quando essa pessoa mora com a gente, isso se torna um pesadelo.

E ainda tem um um agravante, quem convive com uma pessoa tóxica não deve esperar mudanças, pessoas tóxicas não mudam seus comportamentos.
Portanto, é impossível que a gente possa ter uma boa saúde mental. E o que fazer neste caso? Sair de casa. Mas nem sempre existe essa escolha, às vezes não possuímos recursos financeiros para isso.

‭Sabe, a única saída realista para quem convive com uma pessoa tóxica é evitar qualquer contato, mas ‬eu por enquanto não tenho outra escolha.
E essa é uma das razões, talvez a mais grave, para o dissabor de ter que morar com a minha mãe, afinal, essa pessoa foi o motivo dela ter me xingado na frente de todo mundo e ter me expulsado porta fora - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Não existe paz interior em um ambiente de pessoas tóxicas, elas não vão mudar, então se mude você. – Andrea Fuchs.