sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

EU E MINHA “MÃE”

Desculpas? Não, não, segundo ela, nada aconteceu.
Vivemos em uma cultura condescendente que protege mães abusivas (e aqui falo principalmente de abuso emocional) enquanto ignora o trauma e a dor de filhas e filhos como eu.
O que se ouve é que o “seu dever” é aturá-la e até perdoá-la, mesmo quando esta não possui humildade nenhuma para pedir desculpas tampouco perdão pelo abuso que cometeu.

A propósito, a minha “mãe” nunca pediu desculpas, nem mesmo quando confrontada, ela se convenceu de que não fez nada de errado.
No fundo, não tem um pingo de arrependimento, esperar que ela peça perdão pelo que fez - SOBREVIVENDO NO INFERNO - definitivamente é uma perda de tempo.

Ela jamais vai admitir que o comportamento dela não é nem nunca foi apropriado, tampouco condizente com o de uma mãe de verdade.
Se eu insistir nisso, citando inúmeras ocasiões em que ocorreu, assim como as várias cicatrizes emocionais que ainda carrego, ela negará ter abusado de mim psicologicamente com a cara mais lavada do mundo.

Sabe, reconhecer um erro é ter humildade e mais do que isso, ter bom senso, porque mãe também erra e pedir desculpas é respeitar o outro e respeito é a base de qualquer relação saudável.
Para finalizar, vale lembrar que algumas “mães” mesmo quando possuem plena ciência de seu comportamento inadequado, além de não reconhecer os erros ainda tentam se justificar.

Uma mãe abusiva não se desculpa nem reconhece seus erros, a “verdade” é de acordo com o que ela acredita e não corresponde necessariamente aos fatos. – Michele Engelke