quarta-feira, 10 de agosto de 2016

MENSAGENS QUE RESUMEM AS DESILUSÕES, DECEPÇÕES, DA VIDA

Quem sabe se não teremos de sair do permitido, transpor a essência*, para perceber o que ela nos quer dizer?
(*Aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o fato de que teve intervenção antrópica, aquilo que resulta da atuação humana.)
Dizem que nada neste mundo ocorre nem a favor, nem contra nós.
Que esta é a grande lição dos momentos de decepção, nada ser contra nem a favor da gente.

Porém, quantos apostaram alto no apoio, sustentáculo afetivo, moral, que determinada pessoa ou objetivo lhes proporcionavam, e em algum momento isso foi rompido?
Como vemos e viemos em nutrir, como referenciar, nas pessoas, as descrenças das "soluções" que se tornam oferecidas por eles – indicando também, uma ação habitual, uma característica e um estado permanente de uma situação, de ser a causa de algo, de suceder um acontecimento, de ter como consequência?
Quando alguém se sente amado ou preterido.
É este o mecanismo da decepção/desilusão – sentimento de tristeza ou frustração pela ocorrência de fato, que representa um mal, desapontamento.

Segue o relato de um blogueiro de sucesso respondendo a um amigo que na sua inocência, não lembrava, mas poderia escrever sobre decepção.
‘A primeira coisa que pensei é: preciso entrar em contato com alguma vez em que me senti profundamente decepcionado.
Porque uma coisa é escrever intelectualmente sobre um assunto, e outra, é escrever sobre o sentimento, as emoções.
E como sofri muitas agressões morais e emocionais, criei uma desconfiança muito grande do outro ser humano, como um tipo de proteção, o que me impediu de sentir decepção em muitas.
Não acredito em ninguém! Ninguém merece minha confiança! Era assim que eu internalizava, e desta forma, andava pelo mundo.
Após olhar para o meu passado, lembrei-me de uma situação, onde num determinado momento senti-me extremamente agredido.
Trabalhando com constelação familiar sistêmica, hoje entendo que uma das causas principais de toda agressividade no mundo é a exclusão.
A pessoa que se sente excluída de uma família, de um país, de um grupo, de um relacionamento amoroso, é capaz de agredir, se vingar e até matar.
Senti muito ódio, e mesmo hoje, relembrando o fato, posso perceber as entranhas se mexendo e o calor subindo pelo meu corpo.
Anos após entendi que ela me detonou um sentimento de não pertencer que eu sempre senti em relação à minha família, não tinha nada a ver com ela.
A sensação de agressão só pode existir porque eu acredito piamente que as pessoas me fazem bem ou me fazem mal.’

Então . . vamos tirar nossas vidas do mundo idílico, do conto de fadas, dos deuses minados, na significação, característica, daquilo que se encontra desgastado.
Crescemos almejando algo – conseguir o que se almeja é realizar nosso sonho – mas com o tempo se percebe que crescer pode ser uma grande cilada do destino.
Quando somos crianças pode parecer uma ótima ideia ser adulto, queremos liberdade etc e tal, mas com o tempo percebe-se que crescer pode ser uma grande armadilha.
Afinal, reitero, na acepção que transmite a ideia de insistir e realçar a importância de alguma coisa: Liberdade é uma bobagem quando não há independência, falta justiça, correição, legitimidade - a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de dar aos outros aquilo que lhes é devido.

Seria como o mito de Sísifo, que desafiou os deuses e quando capturado sofreu uma punição.
Por toda eternidade teria de empurrar uma pedra, da base até o topo de uma montanha, a pedra então rolaria para baixo e ele teria de recomeçar tudo novamente.
É como adolescer, crescer, sem a significância da relevância, em termos humanos.
Salvo raras exceções, sempre haverá de ter algum que tenha culpa pelo que nos aconteceu, como resposta destes revezes.

– Não sei exatamente em qual nível me encontro, mas sei que estou mais maduro.
Porém mesmo sendo um homem melhor, certas pessoas tentam me levar a crer que sou uma pessoa que faz tudo errado.
Esse destino não é menos absurdo que o mito de Sísifo, mas é trágico quando apenas em raros momentos ele se torna consciente.