terça-feira, 28 de julho de 2020

A DOR É O LEGADO DELA PARA MIM

A dor não é física, não é aparente, vai além de tudo isso, é um corte de navalha na alma.
As pessoas acham que a intensidade da dor diminuirá com o tempo, mas na minha experiência, é exatamente o oposto.
Sabe, abri o Google e pesquisei: Mães Abusivas, e reli sobre o tema.
Não estou sozinho, nunca estive, afinal há mais como eu, há mais mães como a minha, infelizmente, mas serve o consolo de não ser o único ou uma das aves raras que teve esta “sorte” na vida.

O primeiro embate é ver toda a nossa vida, ou aquela parte da relação mãe/filho, descrita ipsis verbis, depois analisar causas e soluções.
Deixou-me a pensar, fez-me viajar no tempo e recordar, com verdadeiros arrepios de terror, episódios, tantos da minha vida.

Neste percurso, houve noites que saí andando e vagueei pela noite, num choro compulsivo, numa agonia, completamente devastado, sem saber o que fazer, que assim não podia continuar.
Achei que não ia sobreviver, fui emergindo e submergindo no mar revolto que eram os meus dias, e as coisas foram piorando.

Então chega o dia 30 de maio de 2011: Ela transformou-se em algo ainda pior, e eu julgava que já conhecia o pior dela.
Hoje posso enxergar a minha dor e senti-la por um buraco que habita no meu peito, é um vazio que nada nem ninguém preenche, um ferimento que me carrega.

Mas depois eu penso: Caramba, passei pelo inferno e sobrevivi.
É isso, eu sobrevivi a uma mãe abusiva, e agora, mais uma vez, sem medos ou culpas de falar nisto, vejo que há mais pessoas como eu, histórias como a minha, piores até.

Bem, eu continuo à espera, ad aeternum, de um pedido de desculpa, não sou eu que dou o braço a torcer, que ponho para trás das costas porque "ah, é mãe", para mim chega.
Mas no caso, a dura realidade que devemos encarar é que, ler a crônica SOBREVIVENDO NO INFERNO, hoje, mais de duas décadas depois, pode descortinar que é impossível perdoar pessoas que acham que não fizeram nada de errado.

Faça a sua família se orgulhar do legado que você deixará, ele é muito mais importante que o ouro, muito mais resistente que os diamantes, o legado tem o seu valor aumentado conforme o tempo. – Dan Cliver