sábado, 12 de março de 2022

POR QUE ALGUMAS MÃES SÃO PERVERSAS, CRUÉIS, ABUSIVAS?
Por que algumas mães são assim?

E por que algumas mães tratam os filhos de forma nociva?
O que acontece com elas que as influenciam a agir dessa forma?

Bem, eu sei que é muito difícil acreditar que o arquétipo da boa mãe, além de funcionar no oposto, associa-se a terríveis aspectos de perversidade.
No entanto, a psicanalista Silvia Lobo, em um de seus artigos, esclarece: ‘muitas mães fazem bem aos seus filhos, mas temos aquelas que, por alguma razão - podem ser várias - são perversas’.

Mas a questão ainda permanece, então, invocando as minhas próprias experiências com a minha mãe vou ajudar a responder uma pergunta que devastou tantas vidas.
Mães são pessoas, que constroem ou que destroem, e como toda pessoa, elas são capazes de atitudes maravilhosas e, também, terríveis.
A propósito, minha mãe nunca foi violenta fisicamente, mas soube ser perversa, cruel e incansavelmente abusiva - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Filhas de mães perversas, ao contrário delas, são centradas nas emoções que vêm do coração, lugar por onde essas terríveis mães costumam despejar os seus piores venenos. – Silvia Malamud, psicóloga, especialista em temas relacionados ao abuso emocional.