sábado, 19 de fevereiro de 2022

‘SABER QUE SE TEM UMA MÃE ABUSIVA, A PRINCÍPIO, NÃO É SIMPLES NEM FÁCIL DE SE CONCEBER'

(Verbenna Yin, psicóloga)
Sim, é muito difícil lidar com isso porque dói na gente!
Descobrir que a própria mãe é abusiva representa um evento marcante na vida de qualquer indivíduo, independente de idade, sexo ou classe social.

No meu caso, aconteceu há mais de duas décadas, e no dia 30 de maio de 2011 descobri que a minha mãe além de abusiva era tóxica.
Afinal, como fugir desse termo para descrever os traumas e dores - SOBREVIVENDO NO INFERNO - que ela me causou?

E, a propósito, dos denominadores comuns dos filhos que vivem esta experiência creio estar esta “marca", este sentimento de “vazio", é aquele buraco negro que nunca fecha.
É devastador, nós nunca estaremos totalmente curados, carregamos dentro da gente uma quantidade imensurável de feridas que nunca cicatrizam.

Que fique bem claro, eu sofri um grave abuso emocional, eu fui abandonado, desrespeitado, a minha exclusão sangra até hoje.
Sabe, já me perguntaram se eu consegui superar todos os traumas; não, não acredito que seja possível superá-los, é uma das experiências mais amargas que alguém pode ter.

Existem mães maravilhosas, mas também existem mulheres abusivas, agressivas, problemáticas, manipuladoras, que tem filhos. (De Filha Para Filha - Facebook)

domingo, 13 de fevereiro de 2022

‘OS FILHOS DE MÃES ABUSIVAS SÃO DUPLAMENTE ABUSADOS’
‘Uma vez quando ocorre e outra quando ele diz a verdade sobre a sua genitora.’

(Linda Martinez-Lewi, PhD)

Quando nós explicamos que nossa mãe é abusiva, somos logo condenados pela maioria das pessoas, o responsável por isso é o mito do amor materno.
A gente sofre com a condenação da sociedade perante isto, já não é mal o suficiente ter uma mãe assim?

Mas quer saber? Eu pessoalmente me sinto orgulhoso por ter exposto o inferno em que minha mãe transformou a minha vida - SOBREVIVENDO NO INFERNO.
E no fundo o inferno também é outro, cinge-se na condenação da sociedade, sou "condenado" porque "mãe é mãe", então vou deixar bem claro: Mãe não faz o que ela fez, mãe respeita.
Acontece que para essas pessoas, é mais fácil eu ser um filho "ingrato", "desnaturado", do que ter uma mãe que me tratou feito lixo, me destruiu emocionalmente.

Agora não pensem que vai ficando mais fácil, o jeito é aprender a ter que viver com isso, ter coragem, tentar me preservar acima de tudo, sem ceder a pressões.
O que mais posso eu fazer para além da verdade? Essa é a história de vida que carrego.

Aprender que é bom e, até mesmo desejável, compartilhar o que está sentindo é um grande passo para desfazer os danos causados por mães abusivas. – Dr. David Mc Dermott