sábado, 31 de dezembro de 2022

MÃE? NÃO, NÃO É ISSO QUE EU TENHO

O comportamento dela a desqualifica para ser minha mãe.
Vou falar sobre o comportamento nada civilizado da minha genitora, tenho certeza que você irá refletir.
Tudo começou há cerca de 24 anos atrás quando virei lixo para ela, foi difícil demais - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Pois é, naquele 30 de maio de 2011 ela me mandou a m&#%@ na frente de todos e me expulsou porta afora, foi uma das experiências mais miseráveis da minha vida.
Isso me afetou muito, fiquei traumatizado, o impacto que aquilo exerceu no meu bem-estar, em minha saúde mental foi enorme, destruiu minha autoestima.

É difícil, tem dias muito complicados, agora em 11 de dezembro, ela me mandou tomar no C* (mais uma vez na frente de outras pessoas). Opss, o que fiz com ela? As verdades que falei?
Há alturas em que esta situação com a minha genitora me deixa com uma raiva muito grande, num misto de dor e revolta.

Eu tenho ainda muito trabalho pela frente, muito caminho a percorrer, muitos traumas, inseguranças e angústias a dominar. Bem, diante de tudo o que foi exposto vou deixar uma pergunta.
E essa “mãe” onde fica nesta história já desenrolada em frangalhos? Será por acaso e bem aventurança uma pessoa ilibada, santa provedora de carinho e segurança maternal?

Nem todas as mães são boas, muitas deixam marcas profundas nos seres que conceberam. – Silvia Lobo, psicanalista.

domingo, 25 de dezembro de 2022

GENITORAS TÓXICAS NA VIDA DOS FILHOS

Quando as mães tornam-se destrutivas.
Relatos publicados na matéria do site cuja imagem ilustra esse texto, são uníssonos, todos os filhos dizem: Minha mãe é tóxica.
E eu faço coro com os desabafos, dentre eles, os de Rafaela Cartaxo, Maria Matos, Dorelin Andrade Maués, Laryssa Sena, Vanessa Rocha Santana, Marcya Fernandes, Natália, Cris, Ana, Cristina e Jurandir Arantes.

Eu sei muito bem o que é isso, mas é preciso dizer que apesar do fato de sermos filhos, isso não nos obriga a aceitarmos calados relacionamentos tóxicos com seja lá quem for, incluindo nossa própria mãe.
Sabe, há diferentes formas de mães tóxicas, mas todas incluem a culpa e a falta de empatia, essas mulheres são "mães” que adotam comportamentos inadequados, como abusos psicológicos.

Esses comportamentos nocivos dessas mulheres contaminam o ambiente familiar, eles vão penetrando e arruinando os relacionamentos, causando traumas e dores na gente - SOBREVIVENDO NO INFERNO.
Mas essas pseudo mães jamais reconhecem erros, são sempre “vítimas queixosas, incompreendidas e maltratadas”.

O termo tóxico tem sido amplamente utilizado como jargão psicoterápico para ilustrar um tipo de mãe deficiente e cujo comportamento exerce um impacto negativo significativo nos filhos. – Janaína Rezuth