quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Acima do Bem e do Mal.
Carta Aos Missionários – Uns E Outros
Missionários de um mundo pagão,
proliferando ódio e destruição.
Pelos quatro cantos da terra.
A morte, a discórdia, a ganância e a guerra.
Vindo de todas as partes,
e indo pra lugar algum.
Assim caminha a raça humana se devorando um a um.
Gritei para o horizonte, e ele não me respondeu.
E então fechei os olhos, sua voz,
assim me bateu.

Todo ser vivo tem a inteligência que leva à perpetuação da espécie, mas nós, seres humanos, somos o único ser vivo que consegue dar significado para a própria vida, o que nos leva à evolução, que vai além da simples adaptação ambiental e subsistência.
Ter a inteligência que nos faz distinguir situações e dar-lhes significado permite-nos fazer escolhas – se as queremos ou não – isto é livre arbítrio.
Deus nos deu livre arbítrio, isto significa que temos liberdade de escolha, o que significa pagar o preço pelas escolhas que fazemos; assumir as consequências de toda e qualquer atitude que tomemos.

Só que quando o resultado de uma determinada ação é negativo maldizemos a sorte; quanta lamúria e culpa jogada nas situações.
Esquecemo-nos que estamos no caminho do crescimento e da evolução, esquecemos que viver dá trabalho.
Deus, coitado, deve estar com “dor de ouvidos” de tanto ouvir lamúrias, Ele não tem culpa dos equívocos, mal entendidos e escolhas erradas que os homens fazem aqui na Terra.

Na música, um missionário, como o próprio nome sugere, é uma pessoa que tem uma missão, geralmente religiosa, ou seja, é aquele que objetiva promover as suas crenças em diferentes lugares.
E os missionários citados são de um mundo pagão, ou que não possuem fé.
Portanto, pelos quatro cantos da terra, eles espalham a destruição, afinal, a morte, a discórdia e a ganância podem ser resumidas com a expressão guerra.
A letra enfatiza o fato dos homens estarem perdidos em suas próprias ações, contaminados com o mal que eles mesmos causaram.
O homem é o lobo do homem, já dizia o filósofo inglês Thomas Hobbes, por isso, desde os primórdios dos tempos a raça humana devora à si mesma, promovendo atos de destruição e caos.

No entanto, ainda há esperança, pois apesar de gritar para o horizonte em vão, o compositor encontrou respostas dentro dele mesmo quando fechou os olhos e ‘ouviu’.
Desse modo, o homem muda o homem, reconstruindo e não destruindo; enfim, pessoas assim que detectam a “doença” do mundo podem fazer a diferença.
Diferença esta que está bem aqui dentro de nós.

Os anjos maus continuam a existir no reino do maligno. – Mateus 6:13;1 João 5:18;19

domingo, 26 de novembro de 2017

PORVENTURA, QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM, ENCONTRARÁ ELE A FÉ SOBRE A TERRA?

Em caso de arrebatamento esta crônica ficará desatualizada.
Já escrevi sobre a fé em: POR QUE AS PROVAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS?

Certa vez, um senhor precisou demonstrar a um jovem, que questionava, a existência de Deus.
O jovem disse que se Deus existisse, não haveriam crianças morrendo de fome e outras injustiças.
O senhor percebeu então que ele estava sedento por Deus, buscava uma resposta que convencesse seu coração, então explicou.
Deus, desde a criação, falava pelos profetas, mas estes foram ridicularizados, depois enviou Jesus que nos deu fartos exemplos, se depois disso tudo os homens não deram importância para os seus ensinamentos como responsabilizá-lo pelo mal que aconteceu no mundo?

No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e Deus era o verbo. – João 1:15

Dessa vez, pastora evangélica do Canadá têm provocado polêmica ao declarar que não acredita em Deus.
O que pode alterar para sempre a forma como os canadenses lidam com a espiritualidade.
Não vejo qualquer evidência de que Deus exista, disse Gretta Vosper à BBC Brasil.
Deus é apenas uma metáfora sobre as relações que estabelecemos com o mundo, com tantas coisas ruins à nossa volta, não posso aceitar o argumento de que qualquer acontecimento é parte da vontade de Deus, afirmou.

De forma gradativa, ela primeiro removeu menções bíblicas de suas falas, depois as orações que tradicionalmente iniciam e finalizam o culto, deixou de citar todas as entidades, incluindo Jesus Cristo, todos os objetos religiosos foram removidos e a cruz no interior da igreja foi escondida.
Representantes da denominada Igreja Unida do Canadá acusam-na de distorcer a função da religião e também questionam sua legitimidade como líder da mesma.
Quarenta membros vão interrogá-la e julgar seus conceitos sobre Deus.
Será uma batalha desgastante provar que sua definição de Deus merece ser considerada pelo júri religioso.
Já a comunidade de West Hill promete unir-se para salvar a pastora da “crucificação”; uma defensora dela diz que o que estão fazendo é uma inquisição.
Por enquanto, alterar a definição do que é Deus para a Igreja se mostra tarefa tão hercúlea quanto a abertura do Mar Vermelho.

Contudo, ainda assim reafirmo que precisamos diferir o ser possuidor de religiosidade, do religioso.
A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria religião ou a integrar-se as coisas sagradas.
Temos também o ascetismo, que está ligado a alguém que pratica uma renúncia ao mundo, porém Max Weber propôs outras definições, o ascetismo intramundano e o extramundano, que consistem na aceitação da religiosidade racional.
E o ascetismo pode ser um caminho imprescindível em direção a Deus, ou à verdade.

De qualquer forma, senti estar pouco distante e ao largo – sem aportar – de, mas ser invariavelmente tocado por Ele.
No mínimo isso foi um sinal de Deus para eu ser livre e viver a vida.
Deus tem controle absoluto.
O limite entre a fé e a rejeição é muito tênue, é muito melhor do lado de cá.

Quando vou ao encontro de Deus Ele se adianta e vem ao meu encontro. – Santo Agostinho