sábado, 9 de dezembro de 2023

COMO ALGUMAS MÃES SERÃO LEMBRADAS PELOS FILHOS: UMA REFLEXÃO IMPORTANTE

Minhas memórias dolorosas.
Esses dias li um texto da escritora Telma Abrahão, na hora da leitura me identifiquei muito, pois me vi naquela história, transcrevo um trecho abaixo.
'Convido as mães a uma reflexão: imagine que seu filho está conversando com amigos e o assunto passa a ser as memórias que cada um tem das próprias mães.
O que você acha que seu filho naquele momento irá recordar de você? Serão memórias boas, alegres, ou tristes, dolorosas, que magoam e entristecem?'

Bem, eu iria recordar a parte mais dolorosa da minha história, as coisas terríveis a que fui submetido, coisas que nunca imaginei que pudesse passar e que já quis apagar da memória.
Mas tem coisas que a gente nunca esquece, elas permanecem sempre vivas dentro de nós, ficam gravadas na memória para sempre.
Sabe, as atitudes de uma mãe vão se tornar as memórias dos filhos delas e essas aqui: SOBREVIVENDO NO INFERNO, sem dúvida, serão sempre as piores lembranças da minha.

Existem mães que parecem reservar seus piores comportamentos para aqueles mais próximos delas, os filhos. – Maycoln Teodoro, prof. de psicologia da UFMG.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

LEMBRANÇAS DE UM FILHO MALTRATADO

Mãe, você é a responsável pelas minhas memórias traumáticas!
Decidi escrever este texto para falar um pouco sobre as minhas lembranças, tão terríveis, na relação disfuncional entre eu e a minha mãe - SOBREVIVENDO NO INFERNO.
Porque essas lembranças ativam fortes sentimentos negativos, como tristeza, dor, raiva, amargura e outros mais.

Dói relembrar as coisas horríveis que vivi, coleciono histórias dolorosas, e também descobri que outras pessoas têm histórias parecidas com a minha, piores até.
Não estou sozinho, nunca estive, não sou o único que tenho uma mãe má e isso é mais comum do que se imagina, infelizmente.

Pois é, descobrir que outras pessoas passaram pelo que passei e por isso me compreendem, é triste, mas reconfortante de certa forma e quando a gente sabe que a culpa não é nossa é melhor ainda.
Portanto, uma coisa é certa: Não há nada de errado comigo, mas há algo muito errado com a minha mãe, afinal, por que ela me tratou tão mal, quando tudo que fiz foi amá-la e tratá-la bem? Quem sabe, não é mesmo?

‬Sua mãe, a pessoa que deveria te amar maltratou você? É imperativo que você se lembre do sofrimento que ela te causou. – Atayde Melo Jr, psicanalista.‭