domingo, 31 de julho de 2022

MÃES CRUÉIS: A VIDA DA GENTE

‭ ‭ ‭
Quando o mal vem de casa.
Começo lembrando que a maioria dos filhos dessas mães que são o tema desse texto encontram dificuldades para expor suas angústias e dores, eles tendem a ficar calados para evitar conflitos.
Mas eu não preciso de subterfugios para falar sobre a minha, afinal, tudo o que já escrevi é a pura verdade - SOBREVIVENDO NO INFERNOSOBREVIVENDO NO INFERNO- e podem ter certeza de que lembro de muito mais coisas.

Essas mães quebram o ideal da figura materna, estou falando de mulheres que abusam ou abusaram psicologicamente da sua continuação biológica que a sociedade nomeia filhos.
E não tem desculpa, nem deveria ter: Essas mulheres existem e o fato delas serem mães não as fazem santas.

Sabe, me dói lembrar tudo o que passei e me dói mais ainda ter a sociedade dizendo que eu deveria agradecer a ela por ter me concebido.
Me dói ver relatos, principalmente de filhas, contando que suas mães abusaram delas; eu sinto muito, por mim, pelo que passei, sinto muito pelo que você passou, sinto muito pelo que centenas de filhos ainda sofrem.

Filhos que sobreviveram às mães cruéis, perversas, podem sofrer a vida inteira do ponto de vista emocional e psicológico, com cicatrizes que se manifestam na alma. – Jackson Buonocore, psicanalista.