quinta-feira, 18 de março de 2021

O SILENCIAMENTO DE FILHOS ABUSADOS

Um costume inquietante e desconfortável.
Precisamos falar sobre como você silencia os filhos ao seu redor.
Uma fala de revolta, justiça, para olharmos para os hábitos que revelam uma cultura inteira de opressão sistêmica, uma cultura que cala.

Vivemos uma cultura que culpa, controla e silencia.
O silenciamento aparece com diferentes caras e justificativas, isso acontece com toda a fala, inclusive quando relatamos algo que aconteceu conosco.

É um reflexo de uma cultura cruel, que cala os filhos por tudo, não à toa frequentemente desacreditam nossos discursos com termos ligados à ideia de emotividade exacerbada, como malucos, loucos e exagerados.
É tão assustador e a gente segue como consegue, fica fingindo normalidade, tentando ser legal para mostrar que está tudo bem, não está com raiva.
Segue demonstrando uma tolerância excessiva para não sofrer represália, ter desentendimento, só que chega uma hora que isso começa a fazer tão mal que a gente tem que arrebentar a tampa desse caldeirão e se salvar.

Sabe, os filhos são sempre induzidos a adotar o silêncio como única opção, a gente é ensinado a aceitar calado abusos, mas eu eliminei isso completamente da minha vida.
Eu não tenho medo de me posicionar e dizer o que penso sobre diversos assuntos, começando pelo abuso materno (SOBREVIVENDO NO INFERNO), não vou me calar perante esse tipo de coisa.

Tenho a consciência de que não é todo mundo que consegue mas quebrar amarras que oprimem a gente é fundamental, não há necessidade de se sofrer silenciosamente.
Em tempos tão desesperadores, talvez isso já sirva de grande ajuda para quem precisa de uma válvula de escape.

A imposição do silêncio é uma das principais armas de uma mãe abusiva. – Vera Kollontai