sexta-feira, 2 de setembro de 2022

MÃES MÁS EXISTEM, E A GENTE NÃO É OBRIGADO A GOSTAR DELAS

‭ ‭ ‭
E a liberdade de falar sobre a minha vida, sobre o que eu passei, falar das minhas dores.
Poucos são os que se atrevem a dizer ‘eu não gosto da minha mãe, ela é má’, porque são palavras duras que devassam sentimentos íntimos e extraordinariamente dolorosos.
Têm filhos que sequer falam sobre a péssima qualidade da sua relação materna, ainda que machucados preferem manter as aparências, disfarçam.

Raramente chegam a assumir a tremenda dificuldade com que vivem e sofrem diariamente a erosão de serem filhos de mães más.
Sabe, na nossa sociedade gostar, ou melhor, amar a mãe, é sempre um imperativo moral e, por isso, eles não se atrevem a falar o contrário.

Mas eu não tenho medo de me posicionar, não vou me calar, portanto, é necessário entender o cunho de cada história pessoal, é preciso contextualizar a fala e a vida de cada um.
Bem, aqui estão as razões - SOBREVIVENDO NO INFERNO - pelas quais eu posso não sentir afeto pela minha mãe e não me culpar por isso.

Eu nunca disse a ninguém, sempre escondi, mas agora vou dizer, não gosto de mamãe, não está em mim, ela é má. – Glória, na peça Álbum de Família de Nelson Rodrigues.