sábado, 27 de fevereiro de 2021

‘RELACIONAMENTO ABUSIVO FAMILIAR’

'Atenção, a abusividade pode vir de mães.'
Chega a ser desnecessário ressaltar a importância de discutir tal assunto, mesmo assim a psicóloga Josie Conti explica.

‘Ouvimos com frequência sobre relacionamentos abusivos, especificamente entre casais, entretanto, existe outra vertente de relacionamento abusivo, o materno.
Esse tipo de relacionamento abusivo é aquele em que as mães agem de forma inadequada em relação aos seus filhos, seja através de negligência, abuso psicológico, abandono, dentre outros.
Ele se caracteriza devido a sua intensidade, gravidade e repetitividade; a mãe abusiva sempre quer estar no controle de tudo, seja financeiramente, emocionalmente e socialmente.
Não há uma faixa etária específica para que isso ocorra, em caso de adultos, deve-se procurar alguém que possa tirar o abusado o quanto antes da mãe abusiva, pois são graves e severas as consequências causadas por essas relações.’

Bem, fiz esse resumo para dar uma contextualizada, mas o texto é principalmente sobre as reflexões que ele nos trouxe e que são totalmente cabíveis.
Uma reflexão que tantas vezes querem deixar de lado mas que essa crônica nos obriga a fazer.

Imagine que você vive uma vida onde tudo está no lugar e, de repente, sua mãe faz coisas horrendas (aquilo que é caracterizado pelo excesso de maldade), intoleráveis, te faz mal, te subestima, abusa psicológicamente, te exclui, te abandona - vide meu caso: SOBREVIVENDO NO INFERNO.
Pois é, eu quero provocar o leitor ao colocá-lo na parede com o inquietante sentimento de: E se fosse contigo?

O abuso, enquanto comportamento que causa dano, físico, moral ou psicológico, não acidental a outra pessoa, tem várias formas de manifestação. E o abuso incomoda, incomoda ainda mais quando presente no ambiente familiar no qual, teoricamente, se está protegido. – Ana Grazielli Souza