sexta-feira, 25 de junho de 2021

POR QUE ALGUMAS MÃES TRATAM OS FILHOS DE FORMA NOCIVA?

O que diz a psicanálise?
'Mães más, que abusaram ou abusam de um filho, constroem um castelo de culpas, cobranças, maus-tratos e te prendem nele, e você fica lá encarcerado.

Elas sabem azedar seu humor, conhecem cada ponto fraco seu, e vão espetar, vão machucar, e vão fazer isso de forma tão bem feita que essas feridas vão entranhando na sua alma, e os hematomas do corpo passam, os da alma nunca.

Essas mães chupam a autoestima dos filhos, de tal forma que, mesmo adultos, muitos não conseguem seguir a vida.
De tão fracos, dependentes e sem autoestima, permanecem sem estudos, sem emprego, sem dinheiro debaixo do mesmo teto, e ficam, sofridos, murchos, pela vida afora.
A vida paralisa, você só sente que nada pode, nada consegue, a tristeza vai caindo sobre você como neblina, a sensação de impotência toma posse da sua autoestima.

Há filhos vitoriosos que conseguem sair inteiros, e seguem em frente.
Há os que não conseguem, há os que jogam a toalha, se abandonam deprimidos, se deixam ficar como animais abatidos em jaula, se entregam.

Não faça isso, não seja essa pessoa, se for seu caso, não hesite, fuja.
Há mães que maltratam, que humilham, que pisam, que transformam a vida dos filhos num inferno, a dele era dessas, ela não sabia ser mãe.’

Acontece mesmo isso? Acontece, tenho evidências concretas: SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Toda mãe tem asas, umas de anjo, outras de urubu. Voam em volta esperando sua destruição, querem você em estado de carniça. – Mônica Raouf El Bayeh, psicóloga.