quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

'MÃE ABUSIVA, VOCÊ TEM UMA?'

O concurso de circunstâncias que determina o real significado de um fato.
Ela se chama Nancy, e postou a tal pergunta em um fórum, querendo também saber o que motiva o comportamento de mães abusivas.

‘Minha mãe ficou assim por que?
Isso é motivado por que ela sofreu muito na vida?’

É Isabela Freitas quem responde.
‘Esse assunto é muito complexo e não existe consenso entre os profissionais, muitos dizem que a causa é multifatorial, outros dizem que é mais genético.
E a maioria afirma que uma pessoa normal não se torna abusiva.

É fato que uma pessoa com mente sã não faz mal à outra de propósito, independentemente do histórico pessoal, tipo de ambiente e dificuldades enfrentadas.
Uma pessoa, mentalmente sadia, procura usar as dificuldades como forma de tornar-se melhor, mais empática e solidária com a dor alheia.

Muitas pessoas enfrentaram sofrimentos horríveis e não se tornaram más, abusivas e perversas, o ambiente e o tipo de dificuldade não são capazes de tornar alguém ruim, a não ser que exista uma predisposição.
Quem já sentiu dor, entende a dor do outro, e não quer ser o causador desse tipo de sofrimento.

Para as vítimas não importa, se o abusador sabe ou não sabe o que está fazendo, ou qual foi a causa do transtorno, isso não minimiza os efeitos devastadores que esse comportamento disfuncional exerce em suas vidas.
Todas as mães têm defeitos, pois são seres humanos, portanto todas mães erram, mas algumas ultrapassam o erro e são extremamente abusivas.’

Sobrevém então a minha experiência sobre mães abusivas (veja as atitudes abomináveis dessa senhora aqui em SOBREVIVENDO NO INFERNO).

Não há desculpa para abuso, incluindo a desculpa de um transtorno de personalidade. – Dr. Tara J. Palmatier