quinta-feira, 21 de outubro de 2021

‘A REALIDADE É IMPLACÁVEL, EXISTE SIM, MÃES ABUSIVAS’

'Isso é uma verdade absoluta, apenas aceitem!’

(Silvia Rawicz, psicóloga)

Hoje eu quero compartilhar um texto da página: Nem Toda Mãe é Boa - Facebook.
Aproveito também para agradecer a Larissa que administra a página (em entrevista à BBC News Brasil ela botou o dedo na ferida), por mais esse texto pertinente, relevante e esclarecedor.
Sabe, quanto mais a gente puder falar de assuntos que até pouco tempo atrás eram velados, melhor para todo mundo.

'Por que falar de abuso materno e não de pais abusivos? Porque diferente da paternidade, a maternidade é um tabu.
Falar que uma mãe pode ser abusiva é ir contra esse mito da divindade materna.
E, querendo ou não, o pai não possui a santificação materna, isso torna muito mais difícil falar sobre mães abusivas do que sobre pais abusivos.
Não é à toa que a maioria só fala sobre abuso materno escondida no anonimato, e o medo é totalmente justificável, há retaliações pesadíssimas para aqueles que ousam questionar a divindade materna.
É por isso que se faz necessário tocar especificamente nesse tema, para que, talvez, um dia haja maior abertura para debater o assunto, só quebrando o tabu é possível espalhar conhecimento e gerar mudanças.'

Pois é, a única maneira de tentar fazer as coisas mudarem é expondo-as.
Então não fique em silêncio, é no debate que a gente consegue construir um mundo melhor, quem sabe um dia, mais pessoas (como eu - SOBREVIVENDO NO INFERNO) poderão falar abertamente sobre suas experiências de abuso materno.

Você precisa ter consciência que não é porque sua mãe é maravilhosa que a mãe de todo mundo também é. – Rhayana Souza

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

OS EFEITOS DO ABUSO MATERNO NÃO FICAM NO PASSADO

Eles invadem sua vida diária de maneiras que você não pode esperar.
Mais uma vez Michele Engelke abordou o tema mães abusivas, onde diz que são inúmeros os efeitos de um trauma causado por abuso de qualquer natureza, inclusive o emocional.

'Quando nos informamos acerca da natureza do trauma e seus efeitos nos conscientizamos de que possui natureza penetrante e é mais comum do que se imagina.
Os filhos vítimas desse abuso e/ou negligência apresentam um histórico de trauma mal-resolvido já que foram expostos à rejeição, exclusão, invalidação.

O sofrimento deles é ignorado, invalidado, banalizado, encarado como drama, o filho ouve muito: "Você está exagerando", "Isso não aconteceu", "Você é louco?”, essas frases podem causar um dano enorme.
Só que ninguém deve submeter-se, perpetuamente, aos abusos dos outros, seja da própria família ou da mãe.
Portanto, não é responsabilidade de filho algum aturar o comportamento impróprio da própria mãe, não é sua obrigação aceitar abuso de quem quer que seja, inclusive dela.’

Isto posto, Michele Engelke, uma das maiores autoridades no assunto, mostra o quanto muitos de nós ainda precisam caminhar enquanto sociedade; que se aprenda com isso para que as palavras ditas por ela não sejam em vão.
Então, lembre-se disso na próxima vez que se pegar se culpando, parte da cura é encontrar a ferida, eu encontrei, é a minha "mãe” - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Quando os sobreviventes de relações abusivas sentem pena de seus abusadores, estão sabotando seu próprio processo de cura. – Shannon Thomas, psicóloga.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

QUANDO O RELACIONAMENTO MÃE-FILHO(A) É DISFUNCIONAL

O efeito é nefasto no seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Se você é filho(a) de uma mãe emocionalmente abusiva, o seu relacionamento com ela é disfuncional.

A psicóloga Camila Prado explica como "funciona" uma relação assim.

'Em vez de harmonia, há desentendimento, ao invés de equilíbrio, há uma total disparidade de forças.
Como esta dinâmica nunca se altera, este tipo de relacionamento está condenado a um retumbante fracasso.

Seja de formas mais subjetivas, outras nem tanto assim, essas mães escondem humilhações e críticas que acentuam a intimidação e insegurança de um filho.
Sabe, quando só existe uma agressividade velada, como se fosse comum, e você não tivesse razão para reclamar, ainda é uma relação disfuncional.

Assim, elas conseguem o "direito" de controlar e manipular, o que torna impossível o desenvolvimento da autoestima dele.
Essas relações disfuncionais, destroem você, e pensar nisso é importante porque elas formam uma base doente do seu desenvolvimento emocional e não tem como esconder o impacto que causa na sua vida.

Essas mães tratam os filhos de forma nociva, daí, quando um herdeiro desta loucura resolve que vai se afastar pode ocorrer um movimento como o de ser expulso do paraíso, o que é muito sem sentido, já que o paraíso nesse caso está mais para inferno.
Isto vem acompanhado da sentença de que você não poderá viver sem que isso seja um enorme pecado, no entanto essa não é a verdade.

Então quero te assegurar que sim você pode ter raiva dela, sim você pode confrontá-la e tentar saber o porquê ela insistiu tanto nesse erro e o quanto isso te fez mal'
Sim, mas eu preciso ser sincero e te contar que provavelmente ela nunca irá admitir, mães emocionalmente abusivas, como a minha, não reconhecem seus erros - SOBREVIVENDO NO INFERNO - afinal, quando eu a confrontei ela nem se importou.

Mães não são todas iguais, algumas delas podem transformar a sua vida num inferno. – Camila Prado, psicóloga.