quarta-feira, 10 de março de 2021

É INACEITÁVEL A SANTIFICAÇÃO DA FIGURA MATERNA

O que há por trás da crença na santidade das mães.
A imagem imaculada da mãe está envolta em um halo sagrado, então é o momento de todo mundo parar e ouvir essa história: O Louvor a Maternidade, por Vera Kollontai, escritora.

‘Eu fui criada para acreditar que as mães são seres celestiais que dariam a vida por seus filhos, mas eu estava errada, apesar de sempre ter sido constatado um estranhamento da minha parte.
Talvez por causa do louvor a mãe como se ela fosse um ser celestial e intocável, era algo muito bem guardado dentro da minha mente o porquê eu renegar este papel nas mães.
Eu sempre saia das discussões sentindo-me não vencida, mas mal compreendida.
Esse louvor a maternidade como se fosse algo intocável faz com que muitas crianças, adolescentes e adultos calem-se sobre a relação abusiva e tóxica vivida com suas mães, submetam-se a vida toda a desmandos, perversidades e violências.
Vi este tipo de coisa acontecer a vida toda e não sabia nomear, e talvez não quisesse nomear por que a ideia de “mãe é mãe” estava ali alienando meu cérebro moldado para repetições de conceitos sociais aprendidos e inculcados ali.
Mas enfim, o que importa é que vi casos passando na minha cara e eu sempre achava que era culpa do filho, ora bolas, só poderia ser ele que não prestava.
Esta ideia fica tão arraigada na mente das pessoas que muitos não admitem que mães abusivas existam, é um assunto tão mitificado que eles negam até para eles mesmos.’

Eis que surge uma pergunta necessária.
Eu fui violentado emocionalmente (SOBREVIVENDO NO INFERNO), neste caso a maternidade pode ser louvada?

Maldade maternal existe, mães matam, mães destroem, mães não estão acima de tudo em um pedestal, elas agridem, machucam e causam feridas que aumentam cada dia mais com o tempo! – Renata Libereco