sexta-feira, 15 de abril de 2022

AFINAL, UMA MÃE PODE SER ABUSIVA, TÓXICA?

‭‭‭
‘Sim, mães tóxicas e abusivas existem.’
Sabe, existem mães abusivas que acabam destruindo psicológicamente os filhos e tornando a relação tóxica.
Que outra palavra melhor que tóxica para descrever mães que causam traumas, abusos e dores em seus filhos?
Veja o que diz a psicóloga Heloise Mannocci Soares, acredito que as palavras dela permitirão uma parada para pensar e refletir.

‘Existem diversas formas de relacionamento abusivo materno e muitas delas estão camufladas pela ideia de amor, mas algumas podem ser tóxicas.
Essas relações puderam ser vistas na novela A Vida Da Gente, é ficção, mas as consequências na vida real são sérias e trazem diversas complicações para os filhos.’

Acontece mesmo isso? Acontece, leia aqui -SOBREVIVENDO NO INFERNO‭- a minha história sobre a ruína de um relacionamento, quando no dia 30 de maio de 2011 descobri que a minha mãe além de abusiva era tóxica.

Após 30 anos observando dinâmicas familiares, estimo que cerca de uma em cada cinco mães têm um relacionamento tóxico com seus filhos. – Terri Apter, psicóloga.

terça-feira, 12 de abril de 2022

NEM TODA MADRASTA É MÁ E NEM TODA MÃE É BOA

‭ ‭ ‭
Um conto de fadas ao inverso.
Desde criança aprendemos, principalmente com os contos de fadas, que madrastas são pessoas ruins, são mulheres más, aquelas que fazem da vida dos enteados um verdadeiro inferno.
E encontramos também, vários exemplos de madrastas que de fato maltratam seus enteados bem longe dos contos infantis.

Apesar disso, na vida real existem madrastas que amam, respeitam e se preocupam com o bem estar de um filho que não é seu.
Em contrapartida, não precisa procurar muito, para lermos notícias de mães que maltratam e abusam dos próprios filhos.

Sim, tal como muitas madrastas são mais do que mães, na medida em que cuidam e protegem filhos que não são biologicamente delas, nem todas as mães são cuidadoras e protetoras, explica a psicóloga Rute Agulhas.
Sabe, todas as mães são presumidas como boas, fontes de amor e cuidado, por isso o meu caso - ‭SOBREVIVENDO NO INFERNO ‭- pode servir para uma boa reflexão.

Existem mães que se fizessem prova para madrasta gabaritariam. – Celso Alexandre Cesma