quinta-feira, 19 de abril de 2018

SUA REPUTAÇÃO DEVE SER PROTEGIDA: PROTEJA SUA REPUTAÇÃO

Seja honesto, confiável.
Praticamente todos sabem, intrinsecamente, o que é reputação, assim como outros conceitos valorativos que fazem parte do mesmo campo semântico, tais como caráter, ética ou, ainda, honestidade.
Reputação é um termo que pode apontar tanto a positividade como a negatividade da pessoa que qualifica, ou seja, é um conceito favorável ou desfavorável, é a opinião já fundamentada sobre qualquer coisa.
Define-se a reputação como o vínculo de confiança estabelecido entre pessoas, vínculo esse, produto das esferas cognitiva e racional.

O comportamento de uma pessoa representa seu modo de ser, ou seja, sua atitude, ele se refere às ações de uma pessoa em sua vida cotidiana.
Uma pessoa não se define apenas por suas palavras, mas também por seus atos, porém, o mais importante é que exista coerência entre pensamento, sentimento e ação com o objetivo de viver em harmonia e que os atos sejam um reflexo da ética pessoal do indivíduo.
Isto é, o comportamento de uma pessoa embora seja prático também tem uma base teórica chamada ética pessoal, esta ética está marcada por princípios fundamentais que servem para diferenciar o bem e o mal.

O comportamento de alguém é reflexo de seu mundo interior, ninguém pode ter acesso à consciência do outro ser humano, entretanto, todos podem conhecer melhor o outro através dos atos.
Nesse caso, trata-se de lembrar que para conhecer o comportamento de outra pessoa é fundamental ser observador para significar seus atos não apenas de forma pontual, mas sim ao longo do tempo.
Visto que, é recomendável uma pessoa ser ela mesma e fiel a sua própria essência (a mais importante característica de um ser), tanto no plano profissional, como no sentimental, com os amigos, enfim.

Esta coerência mostra o caráter que assumimos, é através dela que se define a moral de alguém, é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo quando nos relacionamos com todos, nossos papeis sociais, características essenciais, a índole própria de comportamento.
A definição de caráter é muito ampla e passeia por várias áreas do conhecimento, faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética.
E segundo a psicologia é a forma como a pessoa enxerga as consequências futuras de seus atos presentes.

Muitas pessoas associam o caráter a uma característica relacionada à genética, o que não ocorre, o caráter de uma pessoa é algo independente de sua referência genética.
Não é o caráter que sofre as influências pelo meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias, ele é inerente do próprio espírito, os moldes de educação, as diferentes condições e fases da vida apenas levam o ser às escolhas que deve fazer.
E em alusão a figura acima, aquela senhora será lembrada da pior forma possível, pelas escolhas que fez.

Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar o mundo, mas será um canalha a menos. – John F. Kennedy

domingo, 15 de abril de 2018

É TRISTE FICAR EM PEDAÇOS ASSIM, MAS TIVE QUE PASSAR POR ISSO

As pessoas não querem confiar em quem pode decepcioná-las.
Há um comportamento um tanto quanto estranho que ao menos uma vez vimos alguém adotá-lo, trata-se desse intrigante modo de agir em que se trata menos bem as pessoas mais chegadas, familiares sobretudo.
E o pior é que de fato devemos mesmo ficar chocados aos nos depararmos com essa situação, e certos de que há algo de muito errado.
Há ao menos uma falta de coerência, e independente de sermos ou não especialistas em ética, sabemos que as pessoas devem ter outra conduta.

Por que certas pessoas têm a tendência de optar sempre para o lado perverso?
Não nos enganemos, pois é justamente com as pessoas mais próximas que se mostra como realmente se é por dentro.
Um ser íntimo é aquele com quem se mantém uma relação bastante estreita, de grande confiança.
Tenhamos em conta que os nossos são justamente aqueles a quem deveríamos tratar com mais cuidado.

Logo, pois, são sábias as palavras de Buda.
‘Família é o lugar onde as mentes entram em contato entre si.
Se essas mentes amam umas as outras, o lar será tão bonito quanto um jardim florido, mas se essas mentes entrarem em desarmonia umas com as outras, será como uma tempestade que destrói o jardim’.

O vínculo que une a tua autêntica família não é de sangue, mas sim de respeito e alegria mútua. – Richard Bach