sábado, 26 de dezembro de 2020

ATÉ QUE PONTO UMA MÃE CONSEGUE FAZER JUS AO QUE ESSA PALAVRA SIGNIFICA?

O que será que se está aceitando quando concluímos que mãe é uma fonte de amor incondicional?

Assim como os tabus sobre casamento podem manter mulheres presas a maridos abusivos, uma crença na santidade das mães pode manter as pessoas sofrendo desnecessariamente.

As relações abusivas são várias, como, por exemplo, as maternas.
Muitas pessoas não percebem esse relacionamento destrutivo e acabam por relativizar.

Elas querem tanto acreditar nos seus conceitos pré-estabelecidos que acabam escolhendo deixar de saber certas coisas, de ver certas coisas.
Isso acontece porque, na hora de escolher em que acreditar, essas pessoas buscaram o caminho mais simples e conservador, apostando em ideologias, crenças, costumes e cultura do meio em que se vive e acabam por escolher qual realidade social desejam fixar, projetar e perpetuar.

Mas é só olhar um pouco mais a fundo para começar a ver os problemas reais dessas relações abusivas.
Cabe a todos nós refletirmos se é mesmo um bom caminho continuar perpetuando esses mitos sem entendermos os fatos; o que nos leva a minha experiência (SOBREVIVENDO NO INFERNO).

Eu nunca vou aceitar a mulher que ela se tornou, ela fez uma escolha destrutiva para a minha vida.
Nós temos uma história sobre a ruína de um relacionamento, é sobre confiar em alguém, isso é atemporal, e para mim é a verdadeira essência dessa história.

Nem todas mães amam os filhos. Nem toda mãe ama. Nem toda mãe é boa. – NEMTodamaeama (sobre quem somos, na página do Facebook).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

'MÃES ABUSIVAS OU VAMPIRAS'

'São aquelas que sugam a energia de suas crias.'
Essa escrita vai para aquela capaz de atos abomináveis, coisas atrozes, ações cruéis, perversidades, sempre citada aqui, que cometeu abusos comigo (SOBREVIVENDO NO INFERNO).

É uma pena para nós, filhos, termos que falar sobre isso e é mais triste ainda ver a conivência de outras pessoas que minimizam e diminuem o peso do assunto.

Eu quero realçar o seguinte: É nojento conviver com o abuso e ainda mais com os que minimizam isso, o que mais teve foi relativização e silêncio, tudo hipócrita.
Então parem de romantizar mães que abusam dos filhos e depois de anos querem agir como se nada tivesse acontecido.

Fabíola Sperandio T. do Couto graduada pela UFG em Terapia de Família escreveu sobre o tema acima em um jornal.
Ela diz: ‘neste artigo quero abordar sobre os abusos cometidos por algumas mães na vida dos seus filhos, sim! Existem mães abusivas!

Atendendo mães abusivas, pude perceber que estão sempre irritadas e são desestabilizadoras, podem transformar a vida dos filhos em um caos, uma condição completa de ausência de paz, e tudo isso se torna bastante sufocante e destrutivo.
Essas mães se alimentam da fragilidade dos seus filhos, são psicovenenosas, não conseguem perceber que estão sugando toda a autoestima dos seus filhos.
Estranho, não é? Porém é exatamente isso que fazem.

Mães abusivas projetam no outro tudo o que não conseguiram ser.
A principal dificuldade com relação a esse tipo de relação é como superá-la, já que, diferentemente de casamentos que podem ser terminados, mesmo que com dificuldade, é complicado simplesmente terminar um relacionamento com as mães.

A independência financeira é um dos pilares que, quando falhos, levam à relacionamentos abusivos maternos e o bem-estar mental dos filhos é prejudicado.
Mães abusivas possuem uma tendência de mostrar-se sofredoras, feridas e incompreendidas em suas intenções, mas não podemos tirar o foco dos filhos, os mais feridos são eles.
Os filhos adultos precisam reconhecê-la e enfrentá-la com sabedoria.'

Bem, muitas vezes não somos capazes de perceber quando estamos perante uma relação abusiva, nem somos capazes de reconhecer os estragos que estas relações podem causar no nosso dia a dia.
A relação abusiva materna é difícil de ser enfrentada, causando danos sérios à saúde mental dos filhos, e é inegável que a saúde mental é um assunto muito sério.

A grande questão que precisa ser abordada é se você consegue manter um relacionamento que não cause danos para você.
Mas o fato de você ser capaz de reconhecer o que é doentio sobre seu relacionamento já é um grande passo na direção certa.

Às vezes, as relações abusivas entre mãe e filho podem ser devidas à personalidade tóxica da mãe. – Nerea Babarro Rodriguez, psicóloga.