sábado, 5 de fevereiro de 2022

MÃES ABUSIVAS (COMO A MINHA) SÃO NOCIVAS
Essas mães são tóxicas, elas nos fazem mal.

Infelizmente, vivemos uma cultura onde para os filhos existe o dever de “gratidão incondicional”, tenham eles sofrido males cruéis, relegados a negligências de toda ordem, nem por isso lhes é lícito ter raiva daquela que o gerou e o trouxe ao mundo.
Pois é, para quem foi vítima de uma mãe abusiva resta a condenação social, afinal levamos na cara que "mãe é mãe" como se isso permitisse tudo e justificasse tudo.

Nem podemos falar mal dela por que ninguém gosta de gente que fala mal da própria mãe, embora a mãe possa insultar, maltratar, violar, abusar (e não falo no sentido sexual, mas sim emocional, psicológico), e temos de aguentar porque "mãe é mãe”.
Nós somos educados na noção do “dever" para com as mães e quando contamos nossas histórias encostam-nos à parede e tentam nos calar, mesmo em relação a situações absurdamente injustas e inimagináveis.

É . . só quem tem uma mãe abusiva sabe o quanto é difícil viver com pessoas assim, e não, não curamos, o estrago é grande demais, não tem como curar, somos aleijados emocionais, seguimos como podemos, aos tropeços, cheios de cicatrizes.
E quem sobrevive a tudo isso ou desenvolve mecanismos complexos e autocastradores para manter a relação com a mãe, com grandes custos em termos de autoestima e valores, ou arrisca-se a sofrer desaprovação e rejeição.

Sabe, a minha mãe destruiu a minha autoestima, conduziu-me a uma depressão; sobrevivi - SOBREVIVENDO NO INFERNO - mas para manter alguma sanidade é preciso manter uma distância.
Porque não há mesmo outra maneira de viver a não ser à distância, é muito triste mas é uma solução, pior seria se não houvesse nenhuma.

Não espero nem quero um pedido de desculpas, afinal, eu já a confrontei e ela não se importou, mas quero viver bem, longe dela, gente assim não é mãe.
Eu estou definitivamente de costas viradas para ela, pelo abuso psicológico, pelo abandono emocional, pela exclusão e pela falta de respeito e consideração com que me tratou.
A minha mãe me levou ao limite, mas conhecendo eu a personagem, ela é a grande mártir e eu o grande ingrato.

Uma das razões pelas quais uma mãe trata mal um filho é que certamente ela não é capaz de oferecer uma coisa que nunca teve. – Polyana Luiza Morilha Tozati, psicóloga.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

EU E DUAS FILHAS E NOSSAS TRÊS MÃES ABUSIVAS
Três histórias reais.

'Quando alguém me pergunta pela minha mãe eu faço um silêncio enorme e digo que sou orfã de mãe viva. Não tenho nem nunca tive uma verdadeira mãe.
Aprendi mesmo que tardiamente que ela nunca vai tomar consciência e muito menos se arrepender dos males que me causou e não sei se vou conseguir fechar a ferida, acho que nunca.’

'Tenho a dificuldade da validação do abuso psicológico; como validar que a minha ansiedade, depressão, disturbios do sono e outros sintomas foram causados pelo comportamento da minha mãe?
O que fazer nesse caso quando a mãe é emocionalmente abusiva, ainda mais que acontece apenas comigo, enquanto os outros são protegidos e até fazem o que querem?'

Parecem trechos da minha história. O que não faltam são mães abusivas que sugam as nossas energias, muito triste isso, e o pior é que não sabemos o motivo pelo qual elas nos tratam dessa forma.
Olha, infelizmente para quem vive uma relação assim é comum sentir-se impotente, nem todos vão validar a sua dor, mas basta apenas uma busca rápida na internet para saber que já somos milhares.

Bem, é como diz o ditado: Mãe só tem uma, e pessoas como nós tiveram muito azar com aquelas que a vida nos deu.
A minha pôs a vida e as necessidades de outras pessoas antes das minhas, foi incapaz de perceber as necessidades do filho único, anulou fronteiras, cedeu meu espaço, me desrespeitou e me deixou como um cão vadio na rua - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Não espere que todo mundo entenda a dor que você suporta sendo filha de uma mãe abusiva, a ideia é difícil de compreender para a maioria das pessoas. – Danu Morrigan

Somente quem tem uma mãe abusiva consegue conceber o verdadeiro impacto desta influência maligna. – Michele Engelke

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

MÃES ABUSIVAS (COMO A MINHA) NÃO ADMITEM, MAS ELAS FALIRAM COMO MÃES
Elas não apóiam, não dão abrigo, ao invés de proteger, maltratam, infernizam.

Vocês não imaginam o que é ter uma mãe incapaz de exercer o papel de mãe; eu falo de princípios, ética, respeito.
Afinal, foi aqui nessa casa que meus direitos foram violados, aqui me senti acuado, intimidado, por aquela que deveria me preservar - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Sabe, atitudes abusivas marcam um filho para a vida toda, uma escolha errada é capaz de mudar a relação inteira ou até mesmo colocar um fim nela e destruir emocionalmente a gente.
A propósito, no que se refere aos danos emocionais, quando voltei a morar nesse ambiente disfuncional, de abandono, de exclusão, já existiam feridas abertas, mas elas foram purgando cada vez mais.
Então veio a consequência: Passei a viver num estado de estresse crônico, aqueles comportamentos inadequados e atitudes perversas cobraram um preço de lá para cá.

Em tempo: Os profissionais recomendam que buscar ajuda e tomar todas as medidas cabíveis, são fundamentais para recuperar a saúde mental e emocional.
E por falar nisso, circula por aí uma frase que diz: 'a nossa "conta" da psicóloga deveria ser enviada as nossas mães', isto surgiu devido aos inúmeros traumas causados nos filhos por suas progenitoras.

A maternidade não exime a criatura gestora de cometer abusos. – Ana Gabriela Costa, psicóloga.