sábado, 27 de novembro de 2021

COMO MINHA MÃE SE TORNOU MAIS UM EXEMPLO DE FIGURA ABUSIVA
Minha experiência com uma mãe emocionalmente abusiva.

Sei que isso poderá ser um choque para algumas pessoas, mas eu escrevi este texto para minha mãe, como parte da minha jornada de cura, e vou publicá-la, porque dizer a verdade é essencial para isso.
À medida que aprendi mais sobre abuso materno, especialmente com profissionais da área de saúde mental, percebi que o processo da cura pode exigir raiva.
Afinal, alguns de nós têm um inferno do que ficar com raiva - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Bem, é com profundo pesar que eu lamento dizer: Mãe, você é abusiva!
Sim, você é abusiva. Você é abusiva quando me desrespeitou, quando me subestimou, quando me excluiu, quando me abandonou, quando me agrediu psicológica e moralmente, quando me expulsou porta fora.

Quando quem mais deveria me amar age dessa forma significa que algo de muito errado está acontecendo, no momento em que você fez isso, não foi pelo meu bem.
Atitudes assim não são normais, o modo como você me tratou não deve ser encarado como normal, não é saudável e, sim, doentio.

Quando um filho é amado não há espaço para esse tipo de coisas, amor baseia-se em respeito e, toda vez que alguém perde seu direito básico de respeito é abuso.
Pois é, são tantas memórias traumáticas, tantas sequelas emocionais, feridas profundas impossíveis de cicatrizar.

Sabe, eu cheguei no meu limite e até que ele foi muito longe, você é mãe, mas esse posto não te livra de ser uma pessoa abusiva.
Então finalizo com um diálogo de Revenge, quando o personagem Daniel desabafa com a mãe Victória dizendo: 'as dores do meu parto devem ter sido terríveis para você ter feito o que fez comigo.’

O que deveria ficar entre mães e filhos é uma relação leve, de carinho e consideração, por tudo que já viveram e que já fizeram um pelo outro, não um poço de amarguras e tristezas. – Marcéli Paulino

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O ABUSO EMOCIONAL MATERNO EXISTE
Pode não ser tão visível como as outras formas de abuso, mas existe.

Certos temas vistos como tabus, ainda estão longe de ver a luz do sol (é o caso do abuso emocional materno), a tendência é evitar o tema, apesar disso alguns profissionais de saúde mental se propõem a esclarecer um pouco mais esse assunto
É uma boa oportunidade de compreender a extensão da destruição emocional perpetrada por mães desse tipo.

‘Mães emocionalmente abusivas? Como assim? Mãe é tudo de bom.
Não, não é! Isso é o que diz o senso comum, o que diz nossa sociedade hipócrita e endeusadora da função maternal.

Sabe, no imaginário coletivo todas as mães dão tudo de si pelo bem estar das filhas, porém se olharmos com atenção podemos verificar que muitas dessas mulheres praticam abusos.
Mas nem todos os abusos resultam em hematomas e cicatrizes, eu falo do comportamento nada saudável, das atitudes perversas dessas mães, que machucam mais do que mil tapas.
Sim, porque isso tem nome e se chama abuso emocional, ele age de forma silenciosa, sem deixar marcas físicas, ele não pode ser visto mas deixa marcas impressas na alma.’

Em tempo: Não pense que isso só acontece com filhos pequenos ou adolescentes, eu sou um homem adulto e sofri um relacionamento abusivo com minha "mãe".
E eu não sou ingrato por enxergar isso; eu tenho o total direito de reconhecer que fui abusado emocionalmente - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Por mais que o nosso coração de mulher se recuse a aceitar que possa existir mães que abusem emocionalmente dos seus filhos, esta situação existe e com certa frequência. – Méroli Habitzreuter, escritora.