quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PAIS TÓXICOS: MANTENDO O CONTATO OU NÃO?

Nosso desejo e de nossas possibilidades.
Traduzido e adaptado por Elsa Morais.
‘Assim como há pais bons que misteriosamente produzem filhos difíceis, existem pessoas decentes com a infelicidade de ter uma mãe ou um pai verdadeiramente tóxico.
Da mesma forma, a premissa de que os pais estão predispostos a amar seus filhos incondicionalmente e protegê-los do mal não é totalmente verdadeira.

Os relacionamentos raramente são totalmente bons ou ruins, até os pais mais abusivos podem, às vezes, ser carinhosos.
Por esse motivo, romper um laço familiar é uma decisão difícil e rara.

Tem um questionamento que é cada vez mais comum nos consultórios dos terapeutas: É possível se distanciar de pais tóxicos?
Afinal, você pode se divorciar de um cônjuge abusivo, terminar o namoro se o par te maltratar, mas o que fazer se a fonte da sua agonia é um dos seus próprios pais?

É importante para filhos adultos de pais tóxicos entenderem que existem realmente alguns pais que são muito tóxicos, os quais eu chamo de “intratáveis”.
Se alguém é abusivo e cruel, não poderá ser saudável para ninguém estar com essa pessoa, é importante entender e estar bem com isto! – Karyl McBride, Ph.D. pela The Union Institute and University’.

Pois, pelas memórias traumáticas – 30 de maio de 2011 – circunstâncias dolorosas (situações relatadas em SOBREVIVENDO NO INFERNO), uma resposta mais significante que seja.
Porque ficar perto dessa senhora aqui, me fez perceber que eu não consigo ficar perto dela.

A arte de viver bem não consiste em eliminar o que nos faz sofrer, mas crescer com esses problemas. – Bernard Baruch