sábado, 22 de junho de 2019

QUANDO A DOR É DO OUTRO

Não julgue a dor do outro, cada um carrega uma história.
Elisabeth Kubler Ross, psiquiatra, escreveu um livro descrevendo os cinco estágios da dor.
O primeiro é a negação, ela afirma que a maior parte do tempo as pessoas ignoram ou tentam racionalizar o que elas estão passando.

Sim, há cinco fases, a negação é a primeira, mas estamos bem longe disso.
O segundo estágio é a raiva.
Ainda não cheguei ao 3º estágio, na verdade, posso nunca chegar lá, porque para ser sincero sente-se muito melhor a raiva do que a tristeza.

Bem, com o passar dos anos a vida nos oferece vários tipos de dores, grande parte delas constrói nosso constante e eterno aprendizado.
Inevitavelmente, iremos nos confrontar com alguns dos inúmeros tipos de dores existentes pelos quatro cantos do mundo.

A dor da derrota, do fracasso, da indignação, da omissão, da decepção, da traição, do descaso, da mágoa, a dor daquilo que não pode ser desfeito, da consequência pela inconsequência cometida.
A dor intensa que aperta o peito, que asfixia mesmo quando o ar que nos envolve é infinito.
A dor para quem ainda tem muito a sofrer.

Eu citei algumas delas, mas certamente existem outras dezenas de dores.
E é interessante como algumas pessoas possuem a receita de cura para as dores alheias, mas, quando se trata de cauterizar as próprias feridas, elas não conseguem se auto medicar.
Também é incrível como certas pessoas têm a capacidade de menosprezar a dor alheia e, isso, é uma habilidade tão inerente ao caráter delas que nem devíamos mais nos admirar com alguns tipos de atitudes e comentários de gente assim.

Ainda assim, e que fique claro, saibam que a dor do outro não é menor que a nossa.
A dor que nos abate é dilacerante e são poucas as palavras para exteriorizar o quanto estamos sofrendo (como o meu caso aqui depois daquela noite devastadora, história que o leitor provavelmente já conhece).

O que para você pode ser algo simples, incapaz de causar maiores estragos, para outros pode ser um abalo nas estruturas de sustentação.
Quando a dor do próximo não lhe afeta, quem precisa de ajuda é você.

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. – William Shakespeare