quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

SOBRE MÃES ABUSIVAS (COMO A MINHA)
Mulheres que, com seu comportamento, arruínam a vida dos filhos.

Aprendi algumas coisas através de leituras de especialistas e profissionais no assunto e principalmente da observação do comportamento da minha mãe, e gostaria de compartilhá-las.
Falo sobre uma mãe que praticou abusos emocionais e que apesar dos comportamentos inadequados, nada saudáveis, nunca assumiu a responsabilidade pelo que fez comigo.

Sabe, o comportamento deficiente da minha mãe prejudicou vários aspectos na minha vida, destruiu a minha saúde mental.
E como é que eu lido com isto? E como é sobreviver?

É um desafio enorme, eu tive que redescobrir pequenas coisas, sobretudo na própria solidão, coisas como me refugiar nas lembranças boas de outras pessoas.
Tive que aprender a encontrar em outro lugar na vida o que não recebi dela, aprendi a encontrar cuidado, respeito, amor, tudo aquilo que ela me negou - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

No fim das contas fica o ensinamento: Não cair na armadilha da culpa é a pedra fundamental da relação com mães desse tipo, foi assim comigo e pode ser com você.
Então, se sua mãe é abusiva, eu quero que saiba que não tem absolutamente nada de errado em procurar conforto em outros lugares, você tem esse direito, você não será um filho ruim.

Você não pode escolher sua família, mas não há nada que o impeça de desejar ter tido uma mãe melhor e não ter que lidar até hoje com essa pessoa terrível. – Adam Dorsay, psicólogo.