sábado, 31 de julho de 2021

A RELAÇÃO MÃE-FILHO É INTENSA, E CAPAZ DE CAUSAR DOR E SOFRIMENTO

Ela é uma das mais importantes da vida de todo indivíduo.
A ciência comprova: É no estabelecimento dos laços do filho com a mãe que se produzem os alicerces da vida psíquica e da saúde mental.

Como notei que minha saúde mental ficou muito destruída resolvi falar sobre, a relação mãe-filho tem muitos efeitos na vida de uma pessoa.

Essa relação entre mãe e filho é construída, não é inata.
A psicanálise também diz que cada pessoa mostra a relação que tem com ela própria através do vínculo que estabelece com a mãe.
Mas, por que será que devemos nos atentar tanto a esse vínculo? Por que, de fato, ele é determinante e em um vínculo tão íntimo e emocional como esse, podem surgir traumas.

Só que esse vínculo com o filho enfrenta moldes sociais pré-estabelecidos de romantização.
Por esse motivo muitos não conseguem falar o que estão sofrendo, seja por medo ou pela a pressão social e o julgamento, outros não conseguem nem admitir para si mesmos que as mães são capazes de maltratá-los.
Com medo da retaliação da sociedade ou da dificuldade de perceber isso em si mesmo, muitas pessoas se calam e se oprimem, passando às vezes, a vida toda devastadas.

Mas não devemos passar por cima das próprias emoções a fim de parecermos fortes, não adianta negar, não há mais espaço para isso.
Reconhecer e legitimar a dor pode ser benéfico, varrer sentimentos para debaixo do tapete não faz com que desapareçam e, em geral, pode fazer com que fiquem ainda mais à flor da pele.
Hoje, depois do que vivenciei (termo referente a uma experiência de vida que deixa marcas em uma pessoa de maneira duradoura) - SOBREVIVENDO NO INFERNO - compartilho meu aprendizado e como é fácil presumir, as consequências de um vínculo assim entre mãe e filho são muito traumáticas.

Uma boa relação mãe e filho é importantíssimo para o bem estar psíquico do indivíduo. – Ana Grasso, psicóloga.