quinta-feira, 11 de novembro de 2021

QUER SABER MAIS SOBRE ABUSO EMOCIONAL POR PARTE DAS MÃES?
Então continue lendo isto.

Sabe, é mais fácil identificar mães abusivas quando elas praticam agressão física, mas quando passamos para o abuso emocional, isso muda.
Também é preciso ficar atento para o fato de que essas mulheres passam despercebidas apenas porque são mães e acabam sendo santificadas.
Mas a Gizelia Oliveira, irá aqui nos ajudar a esclarecer um pouco mais esse assunto.

'Que nem toda mãe é boa, que mãe nem sempre é um exemplo a ser seguido, que mãe nenhuma é sagrada, isso a gente já sabia.
Só que tem mães que nos dão uma surra mental até a gente pensar que elas não são nossas mães de verdade.
É quando ela agride verbalmente, negligência, oprime, magoa, nega nossa privacidade, nossa intimidade.

Então eu quero ajudá-la a entender que isso tem nome: abuso emocional, e por ter base psicológica, causa enormes danos, deixa marcas profundas.
Sim, tem mãe que acha que pode sair fazendo o que quiser, e que se a filha se afeta, é culpa da nossa fraqueza, como se a gente fosse super herói e não se abalasse com nada.'

Cabe também fazer um acréscimo; as psicólogas Silvia Rawicz e Michele Engelke, relatam que casos de abuso são mais comuns de acontecerem com as meninas, mas essas mães podem abusar de filhos também - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Uma enorme frustração para as filhas de mães abusivas é que todo mundo pensa que a mãe delas são maravilhosas. – Danu Morrigan

terça-feira, 9 de novembro de 2021

'PAREM DE SANTIFICAR AS MÃES! NEM TODA MÃE É BOA!'
'Sim, existem mães que não são boas.'

Voltando ao que interessa, hoje quero que você reflita sobre esse relato da psicóloga Simone Demolinare.

'Eu nunca me senti acolhida pela minha mãe, ela me tratava com indiferença, fui crescendo com sentimento muito grande de culpa, uma receita infalível para uma baixa autoestima.
Sob o pretexto de não ter sido amada, ela sempre me criou de maneira egoísta, deixava subentendido que eu era um fardo pesado.

Infelizmente chegar a conclusão que nossa mãe não é tão boa quanto idealizamos, é um processo dolorido, por isso, muitas vezes, negamos essa realidade, portanto é bastante pertinente e importante abordar o assunto.
Mas é muito complicado se falar em cura, o caminho passa, então, por cuidar dos efeitos dessa relação ruim nos filhos.'

Sim, os danos podem ser insuperáveis.
Diante disso, se você tem uma mãe boa, dê valor e seja grato, pois não são todas iguais - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Descobrir que a própria mãe tem tendências abusivas representa um evento marcante na vida de qualquer indivíduo, independente de idade, sexo, etnia ou classe social. – Michele Engelke