segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

MÃES ABUSIVAS (COMO A MINHA), FILHOS ADULTOS E CASAS DESTRUTIVAS
A gravidade do problema de voltar a morar em ambientes nada saudáveis.

As pessoas voltam para casa por várias razões, voltam porque não tem mais para onde ir, voltam por questões financeiras, enfim, muitos filhos se separam e caem na armadilha de voltar a morar com as mães em um lugar disfuncional.
Pois é, sem dinheiro, três mulheres, L., Flavia Dias, 30 anos e Tamiris Dalcol, 27, contam como estão vivendo essa situação, em um desabafo para a psicóloga Daniela de Oliveira, vejamos.

‘Não deveria existir problemas em voltar a morar com nossas mães, porque dificuldades na vida acontecem, porém, psicológicamente, essa volta mexeu com a gente.
Não imaginei que seria uma coisa tão difícil, falta meu espaço, minha autonomia, enfim, tudo.
Foi um processo difícil e dolorido, viver com a minha mãe novamente é estar sob constante estresse e ter de lidar com crises de ansiedade.
Minha mãe sempre foi muito abusiva e agressiva, mas ela só era assim comigo, isso sempre me deixou confusa, conta L. que prefere não revelar nem idade nem profissão, por medo de ser identificada pela mãe, com quem voltou a viver depois de ficar desempregada.'

Impressionante como as historias se cruzam com as nossas, como outras pessoas sofrem as nossas dores de formas semelhantes, exatamente como me sinto.
Eu sei o que é perder privacidade, espaço . . meu quarto, meus móveis, minha cama, meu colchão e até a minha paz interior.
Vivo isso tudo há muito tempo, é lugar comum para mim, é que, de uma maneira, a minha vida “acabou” quando voltei para essa casa.

Os limites pessoais, o direito à privacidade, não são respeitados quando se tem uma mãe como a minha (eu já peguei ela olhando pelo buraco da fechadura).
Mães assim são pessoas extremamente invasivas e opressoras, que querem ter total controle sobre a vida de seus filhos, mesmo quando adultos.
E ‘até mesmo uma criança de três anos tem que ter sua privacidade e sua individualidade’, nos lembra o psicológo do site MundoPsicologos.

Flavia, L., Tamiris, sabe por que sou tão mais feliz longe de casa? Por que eu odiei voltar? Por que meu sonho é mudar dali para nunca mais ter que lidar com essas coisas?
Porque o que os outros chamam de inferno, eu chamo de casa - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Morar com uma mãe abusiva nunca é de graça, você pode não pagar com dinheiro, mas paga com sua saúde mental. – Michele Engelke

Nenhum comentário:

Postar um comentário