sábado, 25 de dezembro de 2021

TRÊS MÃES ABUSIVAS, TRÊS FILHOS, TRÊS HISTÓRIAS
Três feridas em comum.

Sabe, em nossa mãe queremos encontrar apoio, conforto, amor e segurança, mas há um grupo de pessoas, me incluo nesse meio, que tem um vazio, pois possuem feridas maternas.
Então como ponto de partida, vou compartilhar os desabafos da Ludmila, 31 anos e S.L., 30 anos, esta em uma reportagem para a revista ISTOÉ, que também não tiveram o esperado amor incondicional de suas mães.

'Mãe, outro dia você disse que “algo quebrou” dentro de você, por eu ter vomitado algumas verdades; saiba que dentro de mim algo vem se quebrando há anos, gradativamente.
Eu estava quebrada, cheia de sequelas, e não conhecia a maior das causas, hoje eu conheço.
Quem tem ou teve uma mãe amorosa pode achar loucura e eu já achei que isso não era possível de acontecer, mas eu tenho marcas e cicatrizes causadas por você.
Pode não ter tido violência física, mas foi um relacionamento abusivo, é isso que tem pesado para mim e não é por culpa minha, não.’

'Me falaram que o que vem de uma mãe pode levantar ou derrubar um filho e é verdade.
Algo precioso quebra dentro das pessoas que descobrem que sua mãe é o real motivo dos seus problemas.
Em mim quebrou, mas isso foi libertador também, tirei todas as culpas das minhas costas depois de ver que a minha é que me causava problemas.'

Pois é, quanto mais a gente descobre a causa, mais um peso enorme vai sendo levantado dos nossos ombros, eu fui excluído, sofri abuso emocional, a minha mãe me abandonou, me expulsou porta fora - SOBREVIVENDO NO INFERNO - e a culpa não é minha.
Também aprendi, com a psicanalista Virginia Coser, que assumir que a culpa não é nossa pode ajudar na superação dessas feridas.

As vítimas de mães abusivas não são culpadas de nada, não é culpa delas que foram abandonadas, enganadas, manipuladas, atraiçoadas, elas não tem que ser apontadas, não é culpa delas. – Maycoln Teodoro, prof. de psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário