quinta-feira, 16 de setembro de 2021

'FOI TUDO POR CAUSA DELA, POR CAUSA DE NOSSA MÃE’

(Carlos Hecktheuer, médico psiquiatra)
A origem de todos os problemas.

É que minha vida toda mudou, eu percebi que, de uma maneira, minha vida acabou quando entrei nessa casa.

Nossa casa deveria ser o melhor lugar do mundo, mas nunca me senti pertencente a esta, nunca me senti confortável, nessa casa eu nunca experimentei o sentimento de pertencimento, ver - ONDE VOCÊ MORA?

Foi nela que peguei meus vários porta-retratos tirei as fotos e os joguei fora (poderia tê-los dado, mas fiquei desorientado, não queria colocá-los no chão).
‘Nossa, que difícil, imagino o quanto é desagradável estar em casa, justo onde devemos nos sentir confortáveis e acolhidos’, comentou um psicólogo.

‘Também já cansamos de ouvir conselhos como “saia de casa”, “muita gente vive com pouco, você consegue”, “você está exagerando”.
Normalmente quem vive um relacionamento desses já tentou inúmeras vezes sair de casa, mas não conseguiu ou, se conseguiu e voltou, recebeu o dobro do antes vivido’. Bem lembrado Letícia Fernandez (jornalista e escritora) foi exatamente o que aconteceu comigo.

Sabe, não me recordo da última vez em que eu, ao estar junto com a minha mãe, fui feliz, e felicidade aqui no significado de bem-estar ou paz interior, onde não há nenhum tipo de sofrimento, dizem que este estado de espírito pode ser alcançado através dos laços com os entes queridos por exemplo.
Às vezes a presença da mãe é tão opressora e destrutiva que um filho não se sente no direito de ser.
Isto posto, precisamos entender que o fato de sermos filhos, não nos obriga a aceitarmos o ambiente abusivo e muitas vezes tóxico que essas mães criam - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

A recomposição familiar está na origem dessa problemática, eu era um filho que vivia a experiência devastadora de se sentir sozinho dentro da própria família.
Sim, já fomos uma família, hoje somos apenas duas pessoas que dividem o mesmo teto, e não importa o que digam, família não é sobre quem te pôs no mundo.
Eu sentia uma dor imensa por saber que as pessoas achavam que estávamos bem, e não estávamos, às vezes, era uma conversa em tom de amenidade sobre como a família era importante, e nesse caso eu tinha “vergonha" por não ter nada em comum com aquelas pessoas.

Pois é, ‘existe uma forte ideia de que a família é um valor absoluto, a sociedade nos diz que a família é um pilar incondicional, o último cenário em que alguém pensa que vai ser ferido, traído ou até abandonado é, sem dúvida, no seio de sua família, no entanto, isso ocorre com mais frequência do que imaginamos.
Também é extremamente necessário entender que quando a dinâmica familiar é regida pela desarmonia ela é disfuncional’, esclarece Flávio Gikovate, médico psiquiatra.

Ora, não é tão óbvio que a emoção predominante entre familiares seja o amor.
Para finalizar, a psicóloga Rosely Sayão, com mais de 30 anos de experiência em clínica, propõe uma reflexão: ‘é bom pensar sobre como a dinâmica familiar influencia, para o bem e para o mal.'

Poderá ter passado a sua vida perguntando-se a si mesmo porque tem tantos problemas com sua mãe. Poderá até mesmo já estar com os seus 40, 50 ou 60 anos, mas só agora começou a entender o problem do relacionamento com a sua família. E quanto mais descobre a causa, mais um peso enorme e um fardo tem sido levantado dos seus ombros. – Patricia Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário