domingo, 7 de julho de 2013

TEARS IN RAIN

Todos esses momentos . . ficarão perdidos no tempo . . como lágrimas na chuva.

Quando extremamente atormentado por esse amor, não correspondido, a elA, desejei ser uma "máquina", um andróide, pois aí não sofreria.
Em 13/05/2008 elA respondeu meu email dizendo:
O que precisar de mim e estiver ao meu alcance, pode contar. Gostaria muito de te ver muito bem, livre de qualquer sofrimento, tormento ou coisa parecida. Mas, tenho certeza que, em breve, vamos rir de tudo isso. Pois a vida é assim, um dia de cada vez . . Te adoro! Paz! Fica bem, viu? Grande beijo no coração!

Então . .
Eu penso logo existo. - Descartes
Essa citação põe a prova a filosofia cartesiana que defende que se alguém é capaz de pensar, ele pode ter a certeza de existir.
O filósofo francês dizia que o corpo humano é uma máquina.
O que nos torna suscetíveis a emoções é a nossa alma.
Como os andróides não têm alma, são apenas máquinas, não possuem esse privilégio.

Fazendo uma profunda análise ontológica, o que me faz pensar que sou humano?
O que me dá essa certeza?
Se for o fato de ter alma, então como alguém prova que tenho essa alma?
Não pode ser o simples fato de pensar, pois os andróides pensam, e isso não significa que eles possuem alma.
Entretanto ter alma é o simples fato de a tê-la.
E apenas nós mesmos sabemos disso.
Ter alma é viver plenamente e estar completamente ciente disso.
Pois se não o fizermos, viveremos com medo e seremos escravos dos nossos próprios sentimentos.

Todos temos momentos de fraqueza, momentos em que perdemos a fé, mas são nossas falhas, nossas fraquezas, que nos tornam humanos.
A ciência faz milagres como os Deuses tempos atrás, pode criar vidas, mas elas serão criaturas perfeitas, e dessa maneira, não poderão ser humanas.
Há coisas que as máquinas nunca farão, elas não podem apreciar a beleza, elas não podem criar arte, se elas aprendessem isso, não seriam máquinas, seriam como nós.

Existem coisas incríveis no que diz respeito à engenharia e ciência, mas isso é só metade da equação, o ser humano tem forma, beleza e sensualidade, não se consegue isso simplesmente montando peças padronizadas.
O que nos faz humanos?
Não é algo que se possa programar.
Não se pode colocar isso dentro de um chip.
É à força do coração humano.
A diferença entre nós e as máquinas.

- Nunca exigi que o mundo me entendesse, já que eu mesmo não me entendo.
Quero simplesmente que as pessoas me sintam.

Return to me
I am here calling the wind
I am here calling your name
I am here calling you back

Nenhum comentário:

Postar um comentário