sábado, 25 de setembro de 2021

A CULPA, É DA MÃE!

Por mais difícil e brutal que isso seja, é necessário tomar consciência e assumir que a culpa não é sua.
Tenhamos como ponto de partida a seguinte frase postada no site psicanaliseclinica: ‘se não recebemos o amor de nossas mães não valemos a pena, não importamos, não somos merecedores.'

Bem, é presiso entender porque a culpa é tão presente e causa tanto prejuízo nas vidas desses filhos, mas para isso é fundamental desconstruir o mito de que toda mãe ama seus filhos, que toda mãe coloca o filho em primeiro lugar.

A culpa é o sentimento mais tóxico do legado das mães emocionalmente abusivas, ela tem o caráter antagônico. além de ser a resposta mais comum e automática dos filhos dessas mães. Por quê?
‘Ora, a culpa se torna uma resposta “produtiva” ao que não tem conserto: a atitude abusiva da mãe.

Não há nada pior do que a dor da rejeição da própria mãe, é tão intensa e desconcertante, que o filho faz tudo para evitá-la ou controlá-la, mesmo que signifique aceitar a culpa pelo comportamento deplorável e abusivo dela.
Muitos dos filhos de mães desse tipo não querem enfrentar a verdade.

O caminho para a llbertação deste sentimento tão danoso está no avanço da percepção, na compreensão total, portanto, é preciso evitar a armadilha da culpa.
É um avanço quando os filhos percebem que o problema não está neles e, sim, nas progenitoras', esclarece Michele Engelke, uma das maiores autoridades no assunto.

Pois é, eu tirei toda a culpa das minhas costas depois de descobrir que minha mãe é o real motivo dos meus problemas - SOBREVIVENDO NO INFERNO - mas por depender dela financeiramente carrego comigo o ônus da infelicidade.
E a minha história pode ajudar outras pessoas a se encontrarem com a verdade, se libertando da culpa que carregaram durante anos.

Minha mãe me culpou a vida inteira por ter “estragado” sua vida (e olha que eu fui planejada). Você chega a conclusão sozinha que nem toda mulher nasceu para ser mãe e algumas de fato não deveriam ser. – Danielle Cony

Nenhum comentário:

Postar um comentário