segunda-feira, 20 de maio de 2019

'AH, COMO É BOM TER PARA QUEM CONTAR AS COISAS’

É a exteriozação de sentimentos penosos.
Autoria de Suzana Herculano-Houzel.
'Outro dia cheguei em casa com fumaça saindo da cabeça, tamanha minha irritação com questões variadas que venho remoendo.
Se meu marido não estivesse em casa, eu teria continuado insistindo mentalmente no assunto e só me irritando mais.

Mas ele estava aqui, e me ofereceu seus ouvidos e comiseração, era tudo de que eu precisava, uma oportunidade para meu cérebro então poder sossegar.
Por isso segurar um desabafo dá tanto trabalho, e por isso contar é tão bom.

Preocupações são representações mentais angustiantes, aflitivas, que levam à ativação de uma estrutura do cérebro especializada em antecipar problemas.
Ativado, o cérebro dispara uma série de alarmes, parte da resposta ao estresse da preocupação, que deixam tanto corpo como ele tensos.

Além disso, já que o cérebro sabe colocar seus pensamentos em palavras, ficamos remoendo a preocupação e ensaiando mentalmente sua versão motora.
Mas, sem ter com quem desabafar, ou para quem contar, essa atividade cerebral fica só na vontade, e não sai, e assim tem-se uma mente cada vez mais aflita, que tem de fazer força cognitiva para segurar suas palavras.

Por isso colocar tudo para fora é tão bom, assim a programação tão ensaiada é executada e não precisa mais ser segurada; assim o cérebro pode soltar um “Ufa!”, desligar os alarmes e manter o controle.
Amigos, parentes, padres, e às vezes até aquela pessoa ao seu lado na rua também servem quando o que se precisa é uma oportunidade para despejar os sentimentos.

E um estudo da Universidade Harvard mostrou que, tendo opções, entre outras sobre simples fatos, ou sobre si mesmos, os participantes preferiam falar deles próprios.
É, falar de si é bom, mas falar de si para os outros é melhor ainda, não é à toa, portanto, que a liberdade de expressão pessoal é altamente valorizada.
Não se trata apenas de um construto social ou cultural, o prazer de expressar seus próprios pensamentos e estado de espírito é real, mensurável, vem do cérebro, e quando os próprios pensamentos são aflitivos, o desabafo é um alívio.’

Bem, eu vou fazer uma emenda: Pelas mesmas razões, ficar revisitando e remoendo um mesmo problema (aquela noite devastadora e atos abomináveis) meses a fio, ao longo de crônicas e mais crônicas, muitas vezes é preciso, é um lenitivo.

O caráter tem dois componentes: integridade e empatia. – Allen Morrison

Nenhum comentário:

Postar um comentário