domingo, 2 de dezembro de 2018

DUAS FILHAS E O ABUSO PSICOLÓGICO

‘Tentei, muitas vezes, enxergar que ela age assim pelo meu bem, mas nunca consegui’.
Esse é um relato de uma mulher (ela prefere não se identificar), de 30 anos, publicado no site de Michele Engelke.

‘Apesar de saber sempre que a forma com que a minha mãe tratava a minha irmã e eu não era certa, nunca associei o seu comportamento à palavra abuso.
Como a maioria das pessoas, eu acreditava que abuso era somente de natureza física, portanto, “abuso” não era uma palavra que eu usasse para dar um significado concreto ao meu sofrimento.

O abuso psicológico não é tão óbvio, pois ocorre de maneira insidiosa, ele nos engana de tal maneira, que ainda acreditamos no ditado “paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras não me machucam”.
Mas não se permita ser enganada pelas aparências, só porque você não carrega marcas visíveis do seu sofrimento não significa que não exista.
O abuso psicológico ataca você de fora para dentro, fazendo se sentir oca. É como ser atacada por um vírus de alta mortalidade.

Provavelmente nunca irei me recuperar por completo da crueldade da minha mãe.
Cada vez que ela conscientemente ignorava meus sentimentos, era uma lição sobre como me desumanizar.
Quando uma mãe despreza o filho, ela rompe o que poderia ter se tornado uma inclinação natural e sadia deste filho de amar e aceitar a si mesmo.
Em vez de me fazer sentir-me respeitada e valorizada, a minha mãe destruiu parte da minha alma.

Às vezes eu penso que seria melhor se ela tivesse me agredido com suas próprias mãos. Isso não quer dizer que eu subestime o sofrimento das vítimas de abuso físico.
Eu tenho certeza de que as cicatrizes deste tipo de abuso são mais profundas do que os limites da pele das vítimas.
Ser ferida fisicamente por alguém que, universalmente, supõe-se que a ame e a proteja, como um pai ou uma mãe, é a maior das traições.

Confie nos seus sentimentos, se você tem um relacionamento com alguém que a faça sentir pequena, inadequada, indigna, rejeitada, insegura, triste, irritada, e incapaz de ser amada, esta pessoa está abusando de você psicologicamente.
O momento em que você aceitar essa verdade marcará o seu renascimento.
É praticamente impossível erradicar 100% do efeito do abuso psicológico apenas com o reconhecimento desta verdade, mas você definitivamente se sentirá muito melhor depois de ter retirado esse peso das suas costas.
A culpa não é sua, está na hora de você se libertar de um fardo que não é seu’.

Sobre o mesmo tema, Freya L. Grayson deixou uma resposta, um detalhe que complementa e define um acontecimento.
'Parecem trechos da minha história, ainda bem que ambas superamos.
Pessoas só podem oferecer o que tem, e se nossas mães nos deram isso, que somos suas próprias filhas, as quais costuma-se dar o melhor, imagina o que não tem dentro delas?'

E ainda que para outra pessoa, e mesmo não se dirigindo a mulher desse relato, o resultado é que somos todos vítimas das circustâncias adversas; indicação comprovativa que determina o real significado de um fato (vide as atitudes abomináveis dessa senhora aqui em SOBREVIVENDO NO INFERNO).

Encontre um lugar interior onde haja alegria, porque a alegria apagará a tua dor. – Joseph Campbell

Nenhum comentário:

Postar um comentário