quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

'AS MÃES PERVERSAS NUM OLHAR PSICANÁLITICO’

‘Geralmente, as mães abusivas aprendem esse comportamento com seus próprios pais.’
[O vídeo acima é muito esclarecedor]

'Temos no imaginário coletivo que todas as mães são sempre boas, ou seja, são aquelas pessoas angelicais que protegem os seus filhos, não os deixam passar pelos traumas da vida e que os socorrem das decepções que a sociedade impõe.
Mas isso não é uma verdade absoluta. Há exceções, pois existem as mães perversas.

É difícil aceitar a dessacralização da imagem imaculada da figura materna e reconhecer que têm mães malignas, desprovidas de empatia e humanidade.
Mães que crêem que os filhos não são importantes o suficiente para discordar de qualquer uma de suas necessidades.

O cinema, por exemplo, é revelador das perversões maternas.
E os personagens podem existir na vida real? Sim.

Na psicanálise, os perversos, inclusive as mães, têm um modo de funcionamento psíquico baseado numa estrutura perversa, essas pessoas não aceitam ser submetidas as regras e as normas sociais.
Essas mães recorrem a diversas formas de interação com peso emocional, como o choro, as supostas doenças e sofrimentos.

São armas psíquicas usadas pelas mães perversas, elementos simbólicos que prendem emocionalmente, que influenciam de modo dominante no relacionamento.
Essas situações são frequentes para satisfazer as necessidades dessas mães, gerando mal-estar e conflitos.

Os filhos desse tipo de mães sofrem no ponto de vista moral e psíquico, possuindo marcas dolorosas que se manifestam na alma e no corpo.
Eles têm dificuldades de tomar decisões na vida, podem ter problemas para dizer não aos relacionamentos abusivos, principalmente dizer não as pessoas autoritárias, que lembram a figura materna.
Então, podemos imaginar os danos nos filhos dessas mães perversas.’ – Jackson César Buonocore, psicanalista e sociólogo.

‘Se você acha que a sua mãe é perversa, a probabilidade de você estar certo é muito grande, não há melhor especialista em abuso materno do que filhos de mães abusivas.
Se sua mãe for abusiva, ela nunca irá admitir ter qualquer tipo de problema, como ela sempre tem uma justificativa para seu comportamento abusivo, dificilmente procurará tratamento, terapia.
Já que você não pode contar com a “sinceridade” da sua mãe, cabe a você ir atrás da verdade.’ – Cássia Rodrigues, psicóloga.

Bem, a minha experiência de muitos anos de convivência com uma mãe abusiva, perversa, vale mais do que mil diagnósticos (veja as atitudes abomináveis dessa senhora aqui em SOBREVIVENDO NO INFERNO).

As mulheres excedem aos homens em perversidade. – Públio Siro

Nenhum comentário:

Postar um comentário