segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O FACEBOOK É A BOLA DA VEZ?

Quais serão as inovações na área em 2015?
Dois componentes fundamentais da 'adolescência' da internet no Brasil encerraram suas atividades em 2014, um deles foi o Orkut.
Eric Jackson da Forbes previu em 2012,que em 5 anos o Facebook deve desaparecer.
Já Flavio Mendes especialista em redes sociais da IBM, diz que em 3 ou 5 anos deve surgir algo inteiramente novo centrado em mobilidade, que poderá desbancar o Facebook.
Também em uma pesquisa das respeitadas AP e CNBC nos EUA, 46% das pessoas responderam que o Facebook é moda e logo passa.
E eu não quero jogar água na fervura, mas vai ser interessante ver o Facebook dentro de uns aninhos.

A idéia é que o Facebook estaria perto de cumprir o ciclo que rege os movimentos sociais.
Um estudo divulgado pela Forbes revelou que quase 80% dos grandes líderes não estão nas redes sociais.
E três milhões de jovens saíram do Facebook nos últimos 3 anos nos EUA, diz estudo das consultorias especializadas iStrategy e Pew Center.
Segundo estatísticas de 2014, 16% dos adolescentes deixaram de frequentar o Facebook, por conta disso houve quem decretasse o fim da rede social daqui a 2 ou 3 anos.

Por que estão perdendo o interesse?
Consultorias ligam a tendência a perda de privacidade.
Agora estão concentrando suas atividades em outras redes, como Twitter e Instagram, e em aplicativos como WhatsApp.

Daí o Facebook percebeu que muita gente preferia conversar e trocar imagens e links com amigos em grupos fechados, que jogar a sua intimidade para o mundo ver, na rede deles.
Zuckerberg então tratou de comprar a sua grande ameaça, o WhatsApp, por incríveis US$ 19 bilhões.
Ainda há dúvidas se a compra valeu à pena, já que a rede de mensagens está dando prejuízo.

Nos EUA o Twitter só cresce.
Dados da consultoria Piper Jaffray, sugeriram que o Twitter havia se transformado na rede social mais importante.
Mas o brasileiro está deixando o Twitter.
O comportamento do brasileiro explica isso, é o 'efeito Orkut'.

Acho que o brasileiro não entendeu como funciona o Twitter e quer transformar todas as redes no que era o Orkut, diz Tiago luz, presidente da UnderDogs.
Se analisarmos, o Facebook é muito semelhante ao que era o Orkut.
É como se fosse uma 'orkutização' do Facebook.

Li uma reportagem de capa do Globo questionando por que o Orkut virou sinônimo de popular, pejorativamente falando.
Então quando Zuckerberg anunciou em 2013 a compra do Instagram com versão para Android, muita gente reagiu dizendo: vão 'orkutizar' o Instagram.
Bem, na minha opinião já fizeram isso com o Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário