OS EFEITOS DO ABUSO MATERNO NÃO FICAM NO PASSADO
Eles invadem sua vida diária de maneiras que você não pode esperar. |
'Quando nos informamos acerca da natureza do trauma e seus efeitos nos conscientizamos de que possui natureza penetrante e é mais comum do que se imagina.
Os filhos vítimas desse abuso e/ou negligência apresentam um histórico de trauma mal-resolvido já que foram expostos à rejeição, exclusão, invalidação.
O sofrimento deles é ignorado, invalidado, banalizado, encarado como drama, o filho ouve muito: "Você está exagerando", "Isso não aconteceu", "Você é louco?”, essas frases podem causar um dano enorme.
Só que ninguém deve submeter-se, perpetuamente, aos abusos dos outros, seja da própria família ou da mãe.
Portanto, não é responsabilidade de filho algum aturar o comportamento impróprio da própria mãe, não é sua obrigação aceitar abuso de quem quer que seja, inclusive dela.’
Isto posto, Michele Engelke, uma das maiores autoridades no assunto, mostra o quanto muitos de nós ainda precisam caminhar enquanto sociedade; que se aprenda com isso para que as palavras ditas por ela não sejam em vão.
Então, lembre-se disso na próxima vez que se pegar se culpando, parte da cura é encontrar a ferida, eu encontrei, é a minha "mãe” - SOBREVIVENDO NO INFERNO.
Quando os sobreviventes de relações abusivas sentem pena de seus abusadores, estão sabotando seu próprio processo de cura. – Shannon Thomas, psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário