domingo, 10 de outubro de 2021

QUEM É O CULPADO NO CENÁRIO DO ABUSO EMOCIONAL DE UMA MÃE?

É o filho homem ou a filha mulher?
Afinal, quem é o "ingrato”, "desnaturado", "mal agradecido" nesse contexto do abuso emocional materno?

É quem mantém distância, rompe com a mãe, expõe a relação abusiva?

Bem, uma frase muito usada por elas é: “A culpa é do meu filho, ele é muito difícil”, esse título é dado a ele justamente pelo fato dele denunciar algo disfuncional naquela relação.
Como essa mãe não aceita ser culpada por nada ela coloca a culpa no filho, assim ele é apontado como a causa dos problemas, mas na verdade é um sintoma da negação, uma mãe suficientemente boa não precisa jogar a culpa em ninguém.

De onde surge a necessidade dessa mãe culpar o filho pelos problemas? 'Um dos possíveis cenários para isso nasce através de mães adoecidas psicológicamente’, explica Silvia Rawicz, psicóloga.
O ponto crucial para definir quem é o culpado é a culpabilização. Pois é, tem mãe que não quer admitir, mas a gente mostra claramente os comportamentos inadequados delas.

Sabe, toda a minha vida foi desestruturada, eu fui impiedosamente desrespeitado, menosprezado, abusado psicológicamente, excluído - SOBREVIVENDO NO INFERNO.
A mulher que eu pensava que conhecia e a relação que tinhamos juntos foram quebradas em milhares de fragmentos.
Portanto, quem mora com esse tipo de "mãe" não pode ser o "ingrato”, "desnaturado", "mal agradecido", o culpado.

Por acreditar que o título de “Mãe” lhe confere imunidade e direitos especiais, a mãe abusiva abusa da filha emocionalmente. – Silvia Rawicz, psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário