terça-feira, 12 de outubro de 2021

A RELAÇÃO FILHAS(OS) E MÃES EMOCIONALMENTE ABUSIVAS: OUTRA REFLEXÃO IMPORTANTE

Essas relações afetam a nossa saúde mental.
A maternidade pode ser abusiva como qualquer outro relacionamento, portanto, mais uma vez temos que falar seriamente sobre esse assunto.

Enquanto em algumas relações mãe-filha(o) a moeda de troca é o amor, o respeito, em outras o tom dominante é a dor.
Nessas relações disfuncionais os filhos tem um forte sentimento de desamparo, inadequação e baixa autoestima, pois são invalidados, criticados, agredidos emocional e psicologicamente, então vamos mostrar as consequências.

Os profissionais de saúde mental listam os efeitos do abuso emocional: Hipervigilância e exageradas reações aos sustos. Irritabilidade.
Medo e ansiedade. Memórias intrusivas. Problemas com alimentação e sono. Dor crônica relacionada ao estresse. Depressão, entre outros.

O PhD Allan N. Scwartz, faz um alerta: 'o fato é que as pessoas que sofreram abuso psicológico ficam deprimidas, ansiosas, retraídas e até, nos piores casos, suicidas.
Não há como subestimar os medos, o desespero e o ódio que essas pessoas enfrentam.
Sozinhos os filhos não sobrevivem ilesos à uma mãe emocionalmente abusiva, é preciso uma rede social acolhedora para ajudar a superar as feridas'.

Sim, ajuda, mas não cura, não acredito que seja possível superar, as feridas vindas de uma mãe emocionalmente abusiva não cicatrizam, essas feridas não são visíveis mas as marcas ficam na alma - SOBREVIVENDO NO INFERNO.

Quando me recusei a namorar o filho de uma amiga da minha mãe, ela deu um escândalo, dizendo que faria da minha vida um inferno, e fez. – Andressa, 44 anos (Nem Toda Mãe é Boa - Facebook).

Nenhum comentário:

Postar um comentário