quinta-feira, 30 de junho de 2016

AS CRIANÇAS DE HOJE FORMAM A PRIMEIRA GERAÇÃO MERGULHADA INTEGRALMENTE NA TECNOLOGIA

Tentando entender as gerações.
O aprendizado sobre o mundo e tudo o mais, passa pelo uso do computador.
Neste tempo, são coisas que atualmente se escrevem em lousas cósmicas.
Pois, para entender o comportamento dos jovens na era digital, especialistas realizaram uma pesquisa com 1440 jovens, explorando aspectos da vida digital, como comportamento e educação.

Segundo André Oliveira, diretor de Trending, Mapeamento e Análise de Tendências, devemos antes conceituar a geração X (entre 35 e 48 anos) e a geração Baby Boomers (acima dos 49 anos).
Esses últimos foram importantes para a conquista de várias causas sociais, agentes de grandes transformações, a começar pelo debate do papel da mulher, e ainda quebraram barreiras políticas, catalisando uma série de mudanças, muitas das quais a gente vive até hoje.

Senão vejamos: A revolução digital formou uma nova geração, com comportamentos próprios, incluindo formas particulares de interação e de comunicação, ditadas, na grande maioria das vezes, pelos dispositivos eletrônicos.
É a chamada geração Alpha (nascidos depois de 2010) conhecida pela intimidade com a tecnologia.
Caracterizada por ser mais autocentrada e egoísta, ela porém, de maneira antagônica, gosta de compartilhar informações pelas redes sociais.
André Oliveira cita pontos importantes dessa geração.

Eles ficam o tempo todo ligados ao celular.
E vêm sofrendo algumas síndromes, como a FOMO, sigla em inglês para Fear Of Missing Out, que pode ser entendido como a ansiedade sentida por estar desconectado da internet.
Uma só tarefa não os satisfazem, pois realizam várias coisas ao mesmo tempo.
Além, da não linearidade de pensamento, e valores fortes do mundo dos jogos eletrônicos, incorporados no cotidiano deles, que estão mais interessados em “estar” do que, efetivamente, em “ser”.

Ninguém provou que uma criança vai ser melhor profissional se for atochada de tanta informação quando pequena. – Daniel Becker, pioneiro da Pediatria Integral no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário